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dc.contributor.authorBezerra, Edvando Silva-
dc.date.accessioned2014-04-03T13:18:32Z-
dc.date.available2014-04-03T13:18:32Z-
dc.date.issued2014-04-03-
dc.identifier.otherCDD 960-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3325-
dc.descriptionBEZERRA, E. S. Um grito de liberdade de Richard Attenborough e a lei 10.639/03: diálogos em sala de aula. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo analisa a utilização do cinema como recurso didático e pedagógico, enfatiza os pontos mais relevantes e necessários ao conhecimento e compreensão do resultado da junção entre a sétima arte (o cinema), o entretenimento e a educação, bem como as possibilidades de utilização de estratégias de inclusão do cinema na sala de aula. Abordaremos estratégias de inserção do cinema em sala de aula, possibilitada após a popularização de equipamentos de reprodução fílmica no meio educacional, trazendo dinamismo, atratividade e tornando-se um recurso útil e indispensável por atrair a atenção do aluno, principalmente quando o filme emprega efeitos especiais sonoros e imagéticos, estimulando as emoções nos alunos, melhorando o desempenho cognitivo e assimilação do conteúdo fílmico, dinamizando o processo de aquisição de conhecimentos, aumentando o rendimento da aprendizagem. Relacionaremos a utilização do filme Um Grito de Liberdade de Richard Attenborough, que reproduz o período do Apartheid na África do Sul, o preconceito racial contra os negros sul africanos e sua dificuldade na luta pela liberdade, dignidade e respeito e paralelamente, relacionaremos a temática do filme em questão com a lei 10.639/03, que trata da inserção de conteúdos relativos à História da África e dos africanos e da valorização e reconhecimento da contribuição da população negra aqui no Brasil, no conteúdo programático, exemplificando a utilização destes recursos na sala de aula. Finalizaremos mostrando um roteiro de aula que poderá ser utilizado com turmas de 1º ano do ensino médio, através da reprodução fílmica em sala de aula, dando-se ênfase ao trabalho com o “listening”, a compreensão da importância da Lei supracitada e sua relação com a temática do filme. Exemplificaremos também a utilização de trabalhos extraclasse que serão sugeridos durante a aula para posterior execução.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eveline Alvarez dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectApartheidpt_BR
dc.subjectÁfrica do Sulpt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.titleUm grito de liberdade de Richard Attenborough e a lei 10.639/03: diálogos em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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