Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Edvando Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-03T13:18:32Z | - |
dc.date.available | 2014-04-03T13:18:32Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 960 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3325 | - |
dc.description | BEZERRA, E. S. Um grito de liberdade de Richard Attenborough e a lei 10.639/03: diálogos em sala de aula. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa a utilização do cinema como recurso didático e pedagógico, enfatiza os pontos mais relevantes e necessários ao conhecimento e compreensão do resultado da junção entre a sétima arte (o cinema), o entretenimento e a educação, bem como as possibilidades de utilização de estratégias de inclusão do cinema na sala de aula. Abordaremos estratégias de inserção do cinema em sala de aula, possibilitada após a popularização de equipamentos de reprodução fílmica no meio educacional, trazendo dinamismo, atratividade e tornando-se um recurso útil e indispensável por atrair a atenção do aluno, principalmente quando o filme emprega efeitos especiais sonoros e imagéticos, estimulando as emoções nos alunos, melhorando o desempenho cognitivo e assimilação do conteúdo fílmico, dinamizando o processo de aquisição de conhecimentos, aumentando o rendimento da aprendizagem. Relacionaremos a utilização do filme Um Grito de Liberdade de Richard Attenborough, que reproduz o período do Apartheid na África do Sul, o preconceito racial contra os negros sul africanos e sua dificuldade na luta pela liberdade, dignidade e respeito e paralelamente, relacionaremos a temática do filme em questão com a lei 10.639/03, que trata da inserção de conteúdos relativos à História da África e dos africanos e da valorização e reconhecimento da contribuição da população negra aqui no Brasil, no conteúdo programático, exemplificando a utilização destes recursos na sala de aula. Finalizaremos mostrando um roteiro de aula que poderá ser utilizado com turmas de 1º ano do ensino médio, através da reprodução fílmica em sala de aula, dando-se ênfase ao trabalho com o “listening”, a compreensão da importância da Lei supracitada e sua relação com a temática do filme. Exemplificaremos também a utilização de trabalhos extraclasse que serão sugeridos durante a aula para posterior execução. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eveline Alvarez dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Apartheid | pt_BR |
dc.subject | África do Sul | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.title | Um grito de liberdade de Richard Attenborough e a lei 10.639/03: diálogos em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edvando Silva Bezerra.pdf | Edvando Silva Bezerra | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.