Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Clécio de Sousa-
dc.date.accessioned2024-12-12T14:19:53Z-
dc.date.available2024-12-12T14:19:53Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.other21. ed. CDD 004.95-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33299-
dc.descriptionBARROS, Clécio de Sousa. Pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática de propósitos, estratégias pedagógicas e impactos no processo de ensino e de aprendizagem. 2024. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão do Pensamento Computacional (PC) nas salas de aula pode trazer grandes avanços para a educação, pois possibilita que os estudantes desenvolvam diversas habilidades, como a capacidade de resolver problemas complexos, raciocínio lógico, abstração, entre outras. Este estudo destaca a importância de inserir o PC desde a educação básica, explorando as práticas pedagógicas para trabalhar as metodologias do PC com os alunos e como essas metodologias contribuem para o processo de aprendizagem. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) composta por 39 artigos publicados entre 2019 e 2023, nos repositório da SciELO - Brasil, IEEE Explore Digital Library, ACM Digital Library e Periodicos Capes. Os resultados mostram que o PC é essencial para preparar os alunos para a era digital, promovendo um aprendizado mais dinâmico e motivador. Além disso, as estratégias pedagógicas aplicadas, como a programação desplugada e a programação em blocos, demonstraram ser eficazes no desenvolvimento das habilidades dos estudantes, facilitando sua compreensão dos conceitos do PC. Essas habilidades ajudam os alunos a resolver problemas, desenvolver o pensamento crítico e integrar o PC a outras disciplinas. Assim, este estudo contribui para ampliar o entendimento sobre o papel do Pensamento Computacional na educação, oferecendo orientações para educadores e pesquisadores que desejam integrar essa abordagem em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador(a):Prof. Dra. Mikaelle Oliveira Santos Gomespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.titlePensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática de propósitos, estratégias pedagógicas e impactos no processo de ensino e de aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito211.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Clécio de Sousa Barros.pdfTCC - Clécio de Sousa Barros1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.