Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/333
Título: Acidentes ofídicos em Campina Grande: dados epidemiológicos, biológicos, laboratoriais e clínicos
Autor(es): Costa, Dayane Beserra
Palavras-chave: Ofidismo
Epidemiologia
Acidentes ofidicos
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: Observação: Versão sintetizada do trabalho. A versão integral pode ser encontrada na Biblioteca Central da UEPB.// Objetivo: Analisar os acidentes ofídicos em Campina Grande avaliando os aspectos epidemiológicos, biológicos, laboratoriais e clínicos em Campina Grande, entre os anos de 2006 a 2012. Métodos: O estudo se caracteriza como um estudo transversal, retrospectivo e documental. Apresenta abordagem quantitativa, exploratória e descritiva. Para combater vieses de seleção, o único ponto de corte delimitado é a variável ano, sendo incluídos no estudo todos os casos de acidentes ofídicos atendidos e notificados no Ceatox-CG, no período de 2007 a 2011. Os dados foram coletados através das fichas de notificação do Sinan/MS. As variáveis do estudo foram: variáveis epidemiológicas, clínicas, laboratoriais e as biológicas. Resultados: A amostra total constituiu-se de 1256 pacientes, deste 72,8% pertencem ao gênero masculino, 54,6% possuem como atividade principal a agricultura e 81,1% residem na zona rural. A região anatômica mais afetada foi o pé com 52,5% seguido pelo dedo do pé com 14,7% de frequência, 43,9% dos pacientes chegaram ao hospital num tempo inferior ou igual à uma hora após o acidente, onde a soroterapia foi realizada em 73% dos casos. Das serpentes recolhidas para identificação 70% era não peçonhentas e 30% peçonhentas. Dentre as peçonhentas identificaram-se as seguintes espécies: Bothropoides erythromelas (jararaca), Crotalus durissus (cascavel) e Micrurus ibiboboca (coral verdadeira). O tempo de coagulação sanguínea esteve alterado em 59,1% dos casos de ofidismo registrado. Conclusão: Apesar da baixa letalidade dos acidentes ofídicos, faz-se necessária uma campanha educativa junto aos agentes comunitários de saúde e a população, a fim de diminuir a incidência desse tipo de acidente.
Descrição: COSTA, D. B. Acidentes ofídicos em Campina Grande: dados epidemiológicos, biológicos, laboratoriais e clínicos. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/333
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayane Beserra Costa.pdfDayane Beserra Costa515.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.