Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Juvino, Cristiano Galdino de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T14:21:23Z | - |
dc.date.available | 2024-12-12T14:21:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33301 | - |
dc.description | JUVINO, Cristiano Galdino de Sousa. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPLORANDO NOVOS HORIZONTES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a crescente importância da integração tecnológica no ensino da matemática. O estudo parte do contexto de avanços tecnológicos que têm transformado a educação, especialmente na matemática, onde ferramentas digitais oferecem abordagens mais interativas e concretas. O problema de pesquisa formulado é: "Como a integração da tecnologia pode transformar o processo de ensino e aprendizagem da matemática, proporcionando novas abordagens e oportunidades para os alunos?" Os objetivos do trabalho incluem analisar o impacto da tecnologia no ensino da matemática, investigar diferentes formas de uso de recursos digitais, avaliar seus efeitos na motivação e no engajamento dos alunos, bem como no desenvolvimento de habilidades matemáticas. O estudo também identifica desafios e possíveis soluções para integrar efetivamente essas ferramentas ao ensino. A metodologia adotada é qualitativa, com entrevistas realizadas com quatro professores de matemática atuantes no ensino médio e fundamental em duas escolas públicas de Diamante-PB. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a tecnologia eleva o engajamento e facilita a compreensão de conceitos complexos por meio de ferramentas como softwares educativos e aplicativos móveis. Contudo, desafios como falta de infraestrutura, acesso limitado a recursos tecnológicos e carência de formação específica dos professores ainda restringem sua aplicação em sala de aula. Concluiu-se que, apesar das barreiras, a integração da tecnologia pode transformar significativamente o ensino da matemática, tornando-o mais inclusivo e alinhado às demandas contemporâneas. Para isso, são necessárias políticas públicas voltadas à infraestrutura e capacitação docente, bem como um planejamento pedagógico estratégico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa Ma. Maria Thaís de Oliveira Batista | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino interativo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.title | TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPLORANDO NOVOS HORIZONTES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 577.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Cristiano Galdino de Sousa Juvino.pdf | PDF - Cristiano Galdino de Sousa Juvino | 296.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.