Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJuvino, Cristiano Galdino de Sousa-
dc.date.accessioned2024-12-12T14:21:23Z-
dc.date.available2024-12-12T14:21:23Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33301-
dc.descriptionJUVINO, Cristiano Galdino de Sousa. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPLORANDO NOVOS HORIZONTES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a crescente importância da integração tecnológica no ensino da matemática. O estudo parte do contexto de avanços tecnológicos que têm transformado a educação, especialmente na matemática, onde ferramentas digitais oferecem abordagens mais interativas e concretas. O problema de pesquisa formulado é: "Como a integração da tecnologia pode transformar o processo de ensino e aprendizagem da matemática, proporcionando novas abordagens e oportunidades para os alunos?" Os objetivos do trabalho incluem analisar o impacto da tecnologia no ensino da matemática, investigar diferentes formas de uso de recursos digitais, avaliar seus efeitos na motivação e no engajamento dos alunos, bem como no desenvolvimento de habilidades matemáticas. O estudo também identifica desafios e possíveis soluções para integrar efetivamente essas ferramentas ao ensino. A metodologia adotada é qualitativa, com entrevistas realizadas com quatro professores de matemática atuantes no ensino médio e fundamental em duas escolas públicas de Diamante-PB. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a tecnologia eleva o engajamento e facilita a compreensão de conceitos complexos por meio de ferramentas como softwares educativos e aplicativos móveis. Contudo, desafios como falta de infraestrutura, acesso limitado a recursos tecnológicos e carência de formação específica dos professores ainda restringem sua aplicação em sala de aula. Concluiu-se que, apesar das barreiras, a integração da tecnologia pode transformar significativamente o ensino da matemática, tornando-o mais inclusivo e alinhado às demandas contemporâneas. Para isso, são necessárias políticas públicas voltadas à infraestrutura e capacitação docente, bem como um planejamento pedagógico estratégico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa Ma. Maria Thaís de Oliveira Batistapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino interativopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.titleTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPLORANDO NOVOS HORIZONTES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito577.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Cristiano Galdino de Sousa Juvino.pdfPDF - Cristiano Galdino de Sousa Juvino296.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.