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dc.contributor.authorAraújo, Jessica Afonso Bibiano de-
dc.date.accessioned2024-12-13T21:30:47Z-
dc.date.available2024-12-13T21:30:47Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.otherCDD 401.93-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33316-
dc.descriptionARAÚJO, Jessica Afonso Bibiano de. O entrecruzamento do encantamento da contação de histórias e o processo de aquisição da linguagem. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA contação de histórias é uma prática ancestral de grande relevância no desenvolvimento infantil, especialmente no que se refere à aquisição da linguagem. Desde tempos imemoriais, as narrativas desempenharam um papel crucial na transmissão de conhecimentos, valores e habilidades sociais. No contexto da Educação Infantil, essa prática se destaca como uma ferramenta pedagógica essencial para a ampliação do vocabulário e a construção da capacidade de expressão e compreensão verbal. Além disso, a contação de histórias contribui para a criação de um ambiente rico em estímulos sociais e afetivos, que promove interações significativas entre as crianças e seus pares, fortalecendo, assim, o desenvolvimento cognitivo e emocional. Dito isto, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a prática da contação de histórias, fundamentada na teoria sociointeracionista de Vygotsky (1989/2001), pode promover o desenvolvimento das habilidades comunicativas das crianças na Educação Infantil. Para atingir tal objetivo, adotamos na metodologia uma abordagem qualitativa e bibliográfica, complementada por uma análise documental. Ademais, o estudo fundamenta-se nas contribuições teóricas de Lev Vygotsky e de outros autores, como Tahan (1957), Del Ré (2006), Busatto (2006), e Merege (2018), que discutem a importância das interações sociais e da contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem na infância. A análise documental concentra-se na aplicação das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2018), — Educação Infantil — ponderando como as orientações contidas neste documento influenciam as práticas pedagógicas, por meio do campo de experiências, denominado "Escuta, fala, pensamento e imaginação", que visa incentivar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Em síntese, a contação de histórias vai além do desenvolvimento linguístico, atuando como uma ferramenta que estimula a criatividade, a imaginação e a interação social. Através dessa prática, educadores contribuem para a formação de indivíduos mais críticos, criativos e conscientes, destacando a relevância da contação de histórias como um componente indispensável no processo educativo da primeira infância, fortalecendo os vínculos afetivos e preparando as crianças para uma inserção mais plena na vida social e acadêmica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Soraya Maria Barros de Almeida Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectSociointeracionismopt_BR
dc.titleO entrecruzamento do encantamento da contação de histórias e o processo de aquisição da linguagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EALOE - Monografias

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