Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3332
Título: A construção dialógica da moral lobatiana em A cigarra e as formigas
Autor(es): Cavalcante, Edilma Soares
Palavras-chave: Literatura infantil
Fábula
Monteiro Lobato
Data do documento: 3-Abr-2014
Resumo: As histórias infantis possuem um dinamismo e uma criatividade plurissignificativos no universo da criança, além de exercerem uma grande influência social e educacional. Assim sendo, esta pesquisa objetiva analisar, de forma comparativa e reflexiva, como é construída a moralidade da fábula A cigarra e a formiga, nas versões de La Fontaine e Monteiro Lobato, posta à questão cultural em que estavam envoltos, dando um enfoque maior nessa releitura Lobatiana. Para embasar teoricamente o estudo, utilizamos Cademartori (2006), Cunha (2003), Hunt (2010), e Souza (2004). Dessa forma, percebemos que a reescrita de Lobato, estreitamente ligada ao universo da criança, proporciona uma experiência reflexiva aos pequeninos por levar em consideração suas potencialidades cognoscitivas, de modo a estimular a construção de sua consciência crítica.
Descrição: CAVALCANTE, E. S. A construção dialógica da moral lobatiana em A cigarra e as formigas. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3332
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilma Soares Cavalcante.pdfEdilma Soares Cavalcante410.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.