Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3333
Título: Verbivocovisualizando o contexto: análise da Tradução de The Sick Rose de William Blake
Autor(es): Sousa, Elton Belarmino de
Palavras-chave: Literatura inglesa
Poema concreto
Análise fonossemântica
Data do documento: 3-Abr-2014
Resumo: O ato de traduzir remete à adoção de vários procedimentos técnicos e processos mentais e, portanto é algo difícil de ser avaliado. Nesta atividade, a criatividade e integridade do autor são colocados à prova, pois a interpretação interculturas necessita da consideração de muitos pontos. Objetivou-se nesse trabalho interpretar o significado do poema The Sick Rose e então analisar a tradução feita por Augusto de Campos. A Literatura é a arte que presa pela estética da criação verbal e com as contribuições da Semiótica, uma ciência que tem suas bases alçadas na filosofia e na matemática, da qual também extraiu conceitos para as definições que veio a desenvolver, entre outras ciências. Na questão verbivocovisual o intuito é trabalhar de maneira integrada o som, o sentido e a visualidade das palavras, aproximando-se dos ideogramas, Publicado originalmente em 1794, The Sick Rose é uma composição do celebre escritor inglês, William Blake, um poeta e artista plástico inglês nascido em 1757. Poeta, tradutor, ensaísta, crítico de literatura e música, Augusto de Campos é natural de São Paulo e figura num dos grandes nomes da poesia concreta no Brasil, é o tradutor de The Sick Rose. No que se refere a tradução compreende-se o uso do concretismo para a nova recriação, bem como o jogo de palavras, e não literalidade dos sentidos, recorrendo-se a técnica de substituição para obtenção do sentido mais próximo ao original. Traduzir, não é converter, é recriar. A análise da tradução da obra de Blake, permitiu observar fantástica capacidade de os escritores em colocar informações importantes nas entrelinhas, de esboçar através de gravuras a continuação e/ou complementação do que está escrito.
Descrição: SOUSA, E. B. de. Verbivocovisualizando o contexto: análise da Tradução de The Sick Rose de William Blake. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3333
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elton Belarmino de Sousa.pdfElton Belarmino de Sousa1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.