Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3335
Título: Um olhar sobre Ubirajara, de José de Alencar
Autor(es): Carvalho, Maria da Conceição de
Palavras-chave: Narrativa Ficcional
Literatura brasileira
José de Alencar
Data do documento: 3-Abr-2014
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a representação do índio no romance Ubirajara, de José de Alencar, procurando refletir acerca dos elementos que contribuem para a desmistificação do indígena selvagem, desprovido de qualquer racionalidade e sentimentos. Enfatizando, nesse caso, aspectos físicos e psicológicos que o caracterizam na obra. Neste estudo, reconhecemos que o autor, através de uma narrativa ficcional, procura descontruir a ideia de indígenas alienados, brutos e insensíveis. Utilizando como suporte teórico Bosi (2008), Candido (2004), Perrone-Moises (2006), entre outros, que nos possibilitem mostrar que por trás dos personagens, o autor procura enaltecer as riquezas nacionais e o povo brasileiro, contribuindo para a construção de uma identidade nacional, sem que suas ideias sejam reprimidas ou censuradas.
Descrição: CARVALHO, M. da. C. de. Um olhar sobre Ubirajara, de José de Alencar. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3335
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Conceição de Carvalho.pdfMaria da Conceição de Carvalho433.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.