Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diniz, Tailany de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T13:37:33Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T13:37:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 374.0071 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33364 | - |
dc.description | DINIZ, Tailany de Souza. Ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma análise bibliográfica. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, no Brasil, a educação é um direito de todos. No entanto muitos fatores impedem que os alunos concluam a escolaridade na idade certa, fazendo com que eles procurem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse artigo tem como objetivo fazer uma análise bibliográfica, de teses e dissertações sobre o ensino de ciências na educação de jovens e adultos, utilizando o banco de dados da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entre os anos de 2018 e 2023, pois no ano de 2018 foi lançado o projeto SER EJA Cidadã pela Secretaria de Estado da Educação e Ciências e Tecnologia (SEECT), o qual provocou aumento de 33% de alunos matriculados nessa modalidade em 2019, segundo o Governo Estadual da Paraíba. Nesta pesquisa obtivemos um total de 6(seis) dissertações, sendo duas (2) no ano de 2020; no ano de 2021, também duas (2); e no ano de 2022, duas (2) publicações; os trabalhos escolhidos se encaixavam com os filtros pré-estipuladas, de modo que nos anos de 2018, 2019 e 2023 não houve publicações. Com isso verificamos que a escassez de trabalhos voltados ao ensino de ciências na EJA se reflete nas dificuldades em um ensino de qualidade para essa modalidade. Entretanto, observamos que embora a quantidade seja pequena, os trabalhos analisados contemplam os principais critérios que utilizamos para a análise das obras, o que significa que a qualidade do que vem sendo produzido é qualitativamente significante. Deste modo é essencial mais pesquisas e desenvolvimentos de matérias para o ensino da EJA, e estudos aprofundados para entender o motivo desse tema não estar mais presentes em pesquisas de pós-graduação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Antonio Ferreira Pinto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências - EJA | pt_BR |
dc.subject | Análise bibliográfica - EJA | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma análise bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Tailany de Souza Diniz.pdf | TCC - Tailany de Souza Diniz | 575.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 114.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.