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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33403
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vidal, Irlla Fernanda Justino | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T13:12:41Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18T13:12:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 378.199 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33403 | - |
dc.description | VIDAL, Irlla Fernanda Justino. Química Forense: uma análise da disciplina nos cursos de graduação em Química no Brasil. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Química Forense é uma área que utiliza princípios e técnicas químicas para solucionar crimes e fornecer evidências em processos judiciais, garantindo a imparcialidade e a justiça. O presente trabalho realizou uma análise aprofundada da presença e da abordagem da Química Forense nos currículos de graduação em Química no Brasil, com o intuito de compreender como essa área emergente tem sido abordada na formação acadêmica de futuros profissionais. O estudo realizou um levantamento abrangente por regiões e estados em instituições de ensino superior, através da coleta de dados utilizando o portal e-MEC (Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior), o qual possibilitou identificar todas as universidades com curso cadastrado na plataforma e em seguida realizou- se uma pesquisa de todos os PPC (Projeto pedagógico do curso) mais recentes desses cursos, para a obtenção de informações sobre o componente “Química Forense”, foi possível realizar uma análise dos currículos e ementas encontrados para identificar a oferta de disciplinas e/ou conteúdos relacionados à área. Dessa forma, foi possível observar que das 338 universidades pesquisadas, apenas 8% oferecem disciplinas ou conteúdos específicos sobre o tema, evidenciando uma lacuna significativa na formação dos profissionais. Os resultados revelaram uma realidade preocupante: apesar da relevância social e profissional da Química Forense, sua presença nos currículos de Química no Brasil é limitada. A pesquisa destaca a necessidade de fomentar a criação de disciplinas específicas e a integração da Química Forense como conteúdo transversal em outras disciplinas, garantindo que os futuros profissionais químicos estejam preparados para atuar nessa área promissora e em crescimento constante, visando preparar e atender às demandas de um mercado em expansão que requer competências específicas na análise forense. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dr. Sara Regina Ribeira Carneiro de Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Graduação em Química | pt_BR |
dc.subject | Química forense | pt_BR |
dc.subject | Currículo - Química forense | pt_BR |
dc.title | Química Forense: uma análise da disciplina nos cursos de graduação em Química no Brasil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 02 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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