Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVidal, Irlla Fernanda Justino-
dc.date.accessioned2024-12-18T13:12:41Z-
dc.date.available2024-12-18T13:12:41Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.otherCDD 378.199-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33403-
dc.descriptionVIDAL, Irlla Fernanda Justino. Química Forense: uma análise da disciplina nos cursos de graduação em Química no Brasil. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA Química Forense é uma área que utiliza princípios e técnicas químicas para solucionar crimes e fornecer evidências em processos judiciais, garantindo a imparcialidade e a justiça. O presente trabalho realizou uma análise aprofundada da presença e da abordagem da Química Forense nos currículos de graduação em Química no Brasil, com o intuito de compreender como essa área emergente tem sido abordada na formação acadêmica de futuros profissionais. O estudo realizou um levantamento abrangente por regiões e estados em instituições de ensino superior, através da coleta de dados utilizando o portal e-MEC (Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior), o qual possibilitou identificar todas as universidades com curso cadastrado na plataforma e em seguida realizou- se uma pesquisa de todos os PPC (Projeto pedagógico do curso) mais recentes desses cursos, para a obtenção de informações sobre o componente “Química Forense”, foi possível realizar uma análise dos currículos e ementas encontrados para identificar a oferta de disciplinas e/ou conteúdos relacionados à área. Dessa forma, foi possível observar que das 338 universidades pesquisadas, apenas 8% oferecem disciplinas ou conteúdos específicos sobre o tema, evidenciando uma lacuna significativa na formação dos profissionais. Os resultados revelaram uma realidade preocupante: apesar da relevância social e profissional da Química Forense, sua presença nos currículos de Química no Brasil é limitada. A pesquisa destaca a necessidade de fomentar a criação de disciplinas específicas e a integração da Química Forense como conteúdo transversal em outras disciplinas, garantindo que os futuros profissionais químicos estejam preparados para atuar nessa área promissora e em crescimento constante, visando preparar e atender às demandas de um mercado em expansão que requer competências específicas na análise forense.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Dr. Sara Regina Ribeira Carneiro de Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGraduação em Químicapt_BR
dc.subjectQuímica forensept_BR
dc.subjectCurrículo - Química forensept_BR
dc.titleQuímica Forense: uma análise da disciplina nos cursos de graduação em Química no Brasilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Irlla Fernanda Justino Vidal.pdfTCC - Irlla Fernanda Justino Vidal836.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito..pdfTermo de Depósito263.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.