Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Brena Maria Ribeiro Cirne-
dc.date.accessioned2024-12-18T13:31:14Z-
dc.date.available2024-12-18T13:31:14Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.otherCDD 152.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33404-
dc.descriptionLIMA, Brena Maria Ribeiro Cirne. Intervenções psicoeducativas e socioemocionais com cuidadoras formais de idosos com Alzheimer. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDiante do crescente envelhecimento populacional, a demanda por assistência às pessoas idosas com doenças neurodegenerativas se destaca como uma questão prioritária. Nesse contexto, tem-se observado o aumento do número de cuidadores formais de idosos – pessoa que presta assistência regular e remunerada a indivíduos com uma ou mais deficiências e/ou limitações físicas e cognitivas. Os desafios decorrentes da expansão desse novo tipo de ocupação, tem chamado a atenção dos pesquisadores, uma vez que esses profissionais atuam no cuidado prolongado, o que funciona como um fator estressor crônico, capaz de gerar impactos negativos na saúde física e mental do cuidador além de impactar a qualidade do cuidado prestado à pessoa idosa. Esse contexto reflete a necessidade de adotar estratégias para contornar os impactos dessa realidade, justificando o desenvolvimento de intervenções que possam oferecer um espaço de atenção às demandas enfrentadas pelos cuidadores. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar o processo construção e realização de intervenções psicoeducativas e socioemocionais junto a um grupo de cuidadoras formais de idosos diagnosticados com a doença de Alzheimer. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com sete cuidadoras, com idades entre 22 e 38 anos (M = 29,71). A maioria (57,1%) era solteira e todas se autodeclararam pardas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário sociodemográfico e um diário de campo. Os dados sociodemográficos foram analisados por estatística descritiva, enquanto a análise qualitativa das intervenções foi discutida à luz da literatura pertinente. De modo geral, os resultados sugerem que o cuidado formal à pessoa idosa acometida pelo Alzheimer possui uma série de desafios, destacando-se a necessidade de desenvolver autocontrole e paciência para lidar com as demandas particulares dos idosos. Contudo, observou-se durante as intervenções que o afeto desenvolvido pelos idosos e o apoio mútuo entre as profissionais parecem funcionar como estratégias de coping frente aos desafios impostos pelo cuidado formal. Desse modo, nota-se a importância de investir em programas de intervenções psicoeducativas e socioemocionais que contribuam para o bem-estar das cuidadoras, o que, em última análise, beneficia as trabalhadoras, aos usuários dos serviços e à instituição que as emprega.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dra. Viviane Alves dos Santos Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCuidadoras formais - idosopt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectIntervenções - Alzheimerpt_BR
dc.subjectDoenças neurodegenerativaspt_BR
dc.subjectAlzheimerpt_BR
dc.titleIntervenções psicoeducativas e socioemocionais com cuidadoras formais de idosos com Alzheimerpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Brena Maria Ribeiro Cirne Lima.pdfTCC - Brena Maria Ribeiro Cirne Lima469.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito158.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.