Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Lerânia Barbosa de-
dc.date.accessioned2024-12-18T18:28:59Z-
dc.date.available2024-12-18T18:28:59Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.otherCDD-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33409-
dc.descriptionSOUSA, Lerânia Barbosa de. A aprendizagem baseada em problemas aplicada em turmas de preparação para a OBA nas escolas públicas de Araruna-PB: relato de experiência. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino das Leis de Kepler para alunos do ensino médio, visando entender seus impactos no processo de ensino. Os resultados destacaram a mudança do papel do professor, passando de transmissor de conhecimento para facilitador do aprendizado dos alunos. Ao adotar a ABP, os estudantes assumiram uma posição de protagonistas na construção do conhecimento, enfrentando desafios práticos e colaborativos relacionados às Leis de Kepler. Isso promoveu o desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia e habilidades essenciais para a vida. Os resultados mostraram diferenças entre os estudantes durante a aplicação da sequência de ensino. Enquanto alguns obtiveram sucesso com a metodologia, desenvolvendo compreensão e habilidades analíticas, outros enfrentaram dificuldades. No entanto, essa abordagem não é igualmente eficaz para todos os estudantes. Enquanto alguns prosperam, desenvolvendo compreensão e habilidades analíticas, outros enfrentam dificuldades. Essas dificuldades podem ser sanadas com o apoio adequado de tutores, permitindo que os estudantes possam concluir as tarefas propostas. Assim, embora a ABP promova a participação ativa e o protagonismo estudantil, é essencial considerar as variações individuais na capacidade de lidar com os desafios impostos por essa metodologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. José Jamilton Rodrigues dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectLeis de Keplerpt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.titleA aprendizagem baseada em problemas aplicada em turmas de preparação para a oba nas escolas públicas de araruna-pb: relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lerânia Barbosa de Sousa.pdfTCC - Lerânia Barbosa de Sousa.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf222.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.