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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33409
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Lerânia Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T18:28:59Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18T18:28:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33409 | - |
dc.description | SOUSA, Lerânia Barbosa de. A aprendizagem baseada em problemas aplicada em turmas de preparação para a OBA nas escolas públicas de Araruna-PB: relato de experiência. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investigou a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino das Leis de Kepler para alunos do ensino médio, visando entender seus impactos no processo de ensino. Os resultados destacaram a mudança do papel do professor, passando de transmissor de conhecimento para facilitador do aprendizado dos alunos. Ao adotar a ABP, os estudantes assumiram uma posição de protagonistas na construção do conhecimento, enfrentando desafios práticos e colaborativos relacionados às Leis de Kepler. Isso promoveu o desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia e habilidades essenciais para a vida. Os resultados mostraram diferenças entre os estudantes durante a aplicação da sequência de ensino. Enquanto alguns obtiveram sucesso com a metodologia, desenvolvendo compreensão e habilidades analíticas, outros enfrentaram dificuldades. No entanto, essa abordagem não é igualmente eficaz para todos os estudantes. Enquanto alguns prosperam, desenvolvendo compreensão e habilidades analíticas, outros enfrentam dificuldades. Essas dificuldades podem ser sanadas com o apoio adequado de tutores, permitindo que os estudantes possam concluir as tarefas propostas. Assim, embora a ABP promova a participação ativa e o protagonismo estudantil, é essencial considerar as variações individuais na capacidade de lidar com os desafios impostos por essa metodologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. José Jamilton Rodrigues dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Leis de Kepler | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem baseada em problemas aplicada em turmas de preparação para a oba nas escolas públicas de araruna-pb: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 69 - TCC |
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