Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3341
Título: Percepção e Educação Ambiental entre alunos e professores de uma escola de ensino fundamental de João Pessoa - PB
Autor(es): Bezerra, Ana Raquel
Palavras-chave: Percepção Ambiental
Educação Ambiental
Ensino fundamental
Data do documento: 3-Abr-2014
Resumo: A discussão das questões ambientais remeteu a incrementação de práticas direcionadas a preservação e conscientização da sociedade, tendo em vista que existia uma utilização dos recursos naturais de forma indiscriminada. A educação ambiental foi construída para o comprometimento com a propagação de um pensamento crítico, direcionando a população mundial a construção de práticas que possibilitassem o Desenvolvimento Sustentável e ao empenho com o Meio Ambiente. Percebendo-se que a escola seria a melhor forma de disseminação desta consciência pelo caráter de ser o local da construção dos saberes, foi realizado um trabalho com alunos e professores de uma escola de João Pessoa – PB, com objetivo de analisar a percepção dos educandos relacionada ao meio ambiente e o desenvolvimentos das práticas de Educação Ambiental na mesma. Para a concretização deste estudo foram aplicados questionário, onde as análises apresentaram um caráter fenomenológico estando este direcionado ao entendimento dos significados das experiências dos ouvidos pela pesquisa, foram utilizadas as categorias de análise de Sauvé (1997) para a realização do mesmo. Diante desta julgamento foi percebido que os alunos e professores apresentam uma percepção do meio ambiente dicotômica, onde o ser humano é visto separadamente do meio natural, como um observador que necessita zelá-lo e protegê-lo, assim como o entendimento da Educação Ambiental por meio deles também limitou se a esta visão de preservação do meio ambiente, sendo relacionada à EA tradicional, sem a inclusão do homem como participante do meio. Contudo, é necessário a construção de uma prática mais eficaz e transversal na escola para um melhor desenvolvimento da consciência ambiental e comprometimento dos alunos e professores com a educação ambiental e a questão ambiental.
Descrição: BEZERRA, Ana Raquel. Percepção e Educação Ambiental entre alunos e professores de uma escola de ensino fundamental de João Pessoa - PB. 2011. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3341
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Raquel Bezerra.pdfAna Raquel Bezerra1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.