Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3342
Título: A influência da política e da diplomacia nas relações comerciais sino-brasileiras
Autor(es): Figueiredo, Willian Fernandes de
Palavras-chave: Comércio sino-brasileiro
Embraer - China
Relações entre Brasil e China
Data do documento: 3-Abr-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a construção das relações diplomático-comerciais entre Brasil e China, tendo como enfoque os interesses brasileiros emanados dessa parceria. Estudamos em que contexto se deu a aproximação política entre esses dois países, a configuração de suas relações comerciais e em especial o contexto em que se deflagrou o atual quadro das exportações brasileiras. A partir da evidente defasagem tecnológica da restrita pauta exportadora nacional para a China, concentrada em commodities minerais e alimentícias, foi fundamental destacar uma iniciativa que contrapõe tal situação. Com este escopo, sopesamos estratégias empresariais adotadas por empresas brasileiras para superar os desafios impostos pela concorrência chinesa. Por fim enfatizamos o exemplo da Embraer, um ícone dentre as indústrias de alta tecnologia de capital nacional que conseguiu concorrer de algum modo com a China.
Descrição: FIGUEIREDO, Willian Fernandes de. A influência da política e da diplomacia nas relações comerciais sino-brasileiras. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3342
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Willian Fernandes de Figueiredo.pdfWillian Fernandes de Figueiredo1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.