Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Dayane Kelly de Jesus-
dc.date.accessioned2024-12-20T13:58:02Z-
dc.date.available2024-12-20T13:58:02Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.other21. ed. CDD 004.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33444-
dc.descriptionPEREIRA, Dayane Kelly de Jesus. Explorando os desafios no design de interfaces para TDAH: uma revisão sistemática e avaliação de experiência de usuário. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAs interfaces digitais, que são as formas de comunicação entre as pessoas e a tecnologia, têm se tornado cada vez mais presentes no nosso dia a dia, seja em smartphones, computadores, sites, aplicativos ou sistemas. No entanto, para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o uso dessas interfaces pode ser um grande desafio. O TDAH é uma condição que dificulta a concentração e a organização, tornando mais complicado para esses usuários interagirem com as tecnologias de forma eficiente e produtiva. Este trabalho tem como objetivo investigar como as interfaces digitais podem ser adaptadas para facilitar o uso por pessoas com TDAH, tornando sua interação com esses sistemas mais acessível e eficiente. A metodologia utilizada inclui três etapas principais. A primeira etapa é a Revisão Sistemática da Literatura, que busca identificar as práticas existentes no design de interfaces para esse público, bem como os desafios enfrentados por esses usuários. A segunda etapa envolve a realização de entrevistas com pessoas que possuem TDAH, a fim de entender de forma prática quais são as dificuldades que elas encontram ao utilizar as interfaces digitais. Por fim, a terceira etapa consiste na junção das informações coletadas para sugerir melhorias nas interfaces de sistemas, para torná-las mais acessíveis e eficazes para pessoas com TDAH. A pesquisa não apenas analisa estudos existentes sobre o tema, mas também coleta dados diretamente com os usuários, o que proporciona uma visão mais realista sobre as necessidades. A partir desses dados, foram desenvolvidas sugestões de melhorias para as interfaces. Essas modificações têm o intuito de facilitar o uso das interfaces para pessoas com TDAH, reduzindo distrações e melhorando a navegação. O objetivo final é proporcionar uma experiência mais positiva e prática para os usuários com TDAH, ajudando-os a navegar em sistemas digitais de maneira mais tranquila e eficiente tornando a tecnologia mais acessível para todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Aldo SIlva da Costa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subjectDesign de interfacespt_BR
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapt_BR
dc.subjectEntrevistas com usuáriospt_BR
dc.subjectExperiência de usuário (UX)pt_BR
dc.titleExplorando os desafios no design de interfaces para TDAH: uma revisão sistemática e avaliação de experiência de usuáriopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Dayane Kelly de Jesus Pereira.pdfTCC - Dayane Kelly de Jesus Pereira761.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.