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dc.contributor.authorSilva, Alan Cordeiro da-
dc.date.accessioned2025-01-08T11:23:37Z-
dc.date.available2025-01-08T11:23:37Z-
dc.date.issued2024-11-07-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33484-
dc.descriptionSILVA, Alan Cordeiro da. Geometria com materiais manipuláveis: perspectivas de professores de matemática do 6º ao 9º ano do município de Iguaracy - PE. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDiante dos desafios recorrentes no ensino de geometria, torna-se essencial adotar estratégias e recursos inovadores e dinâmicos que despertem o interesse dos estudantes por esse ramo da matemática. Nesse sentido, o uso de materiais manipuláveis surge como uma alternativa eficaz para enfrentar os obstáculos presentes no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções de professores que lecionam matemática nos anos finais do ensino fundamental sobre a utilização de materiais manipuláveis no ensino da geometria. Entre os objetivos específicos, destacam-se: investigar as experiências dos docentes no ensino de geometria; identificar os obstáculos enfrentados ao utilizar materiais manipulativos e explorar estratégias para superá-los; compreender as percepções dos educadores sobre o ensino da geometria; e analisar como esses materiais concretos são empregados na exploração de conceitos geométricos em diferentes níveis de ensino. Do ponto de vista teórico, este estudo fundamenta-se em pesquisas que destacam a importância do ensino de geometria e o papel dos materiais concretos como facilitadores no processo educacional, com referências a autores como Sergio Lorenzato, que aborda esses aspectos em suas obras. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de professores que lecionam do 6º ao 9º ano da rede municipal de Iguaracy – PE. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários online, aplicados através da plataforma Google Forms. Os resultados apontaram que alguns obstáculos prejudicam o desempenho no processo de ensino-aprendizagem, como a falta de recursos adequados e a necessidade de capacitação docente para a utilização eficaz dos materiais manipulativos. Como alternativa, a confecção de materiais a partir de recursos recicláveis foi sugerida, oferecendo uma abordagem sustentável e inclusiva para o ensino de geometria. Outro ponto crucial mencionado pelos entrevistados foi a resistência dos alunos em aprender conceitos abstratos. A pesquisa revelou que os materiais manipuláveis constituem uma estratégia eficaz para facilitar a compreensão dos estudantes em relação aos conceitos geométricos, além de incentivar uma maior participação nas atividades práticas em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Tiêgo dos Santos Freitaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleGeometria com materiais manipuláveis: perspectivas de professores de matemática do 6° ao 9° ano do município de Iguaracy - PEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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