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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33487
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Tainá Xavier de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T11:46:02Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T11:46:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 801.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33487 | - |
dc.description | SOUSA, Tainá Xavier de. Representações queer na literatura espanhola: gênero e sexualidade nas obras Sonetos del amor oscuro de Federico García Lorca e Una mala noche la tiene cualquiera de Eduardo Mendicutti. 2024. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as representações queer na literatura espanhola, com ênfase nas obras Sonetos del amor oscuro (1984) de Federico García Lorca e Una mala noche la tiene cualquiera (1982) de Eduardo Mendicutti. A pesquisa busca entender como as identidades de gênero e sexualidade foram abordadas em diferentes contextos históricos e sociais, destacando a evolução dessas representações desde a repressão da ditadura de Franco até a crescente visibilidade e aceitação nas obras contemporâneas. Utilizamos como base teórica os conceitos de Foucault sobre poder e sexualidade, de Butler sobre performatividade de gênero e Louro acerca da teoria queer, explorando como essas ideias se manifestam na literatura. No contexto da produção literária de Federico García Lorca, seus sonetos, compostos entre 1935 e 1936, são uma expressão íntima e velada de seus sentimentos, marcados por uma linguagem carregada de simbolismo e metáforas. A sensibilidade poética de Lorca torna-se uma forma de protesto contra o regime, emergindo como símbolo de resistência à opressão política e social que marcava a Espanha da época. Da mesma forma, o romance de Mendicutti, ambientado no golpe de Estado de 1981 na Espanha, trata da resistência em tempos de crise política. A trama acompanha a travesti La Madelón, que vive a ameaça de uma nova ditadura. O romance explora a marginalização e a luta pessoal de Madelón, paralelamente à instabilidade política, mostrando a opressão e os desafios de viver em um regime autoritário. Ambos os autores, em seus respectivos contextos, utilizam a literatura como forma de resistência, abordando temas de identidade, opressão e luta contra a repressão política. A análise dos dois autores permite traçar um panorama das transformações nas normas sociais relacionadas a gênero e sexualidade ao longo do tempo. Desse modo, buscamos contribuir para um entendimento mais profundo da evolução das representações queer na literatura espanhola, ressaltando o papel da literatura como espaço de contestação e afirmação das diversidades de gênero e sexualidade. Como resultado, podemos perceber que as representações de gênero e sexualidade na literatura vão além de meros reflexos de realidades sociais; elas atuam como agentes de mudança, desafiando normas e promovendo maior visibilidade para experiências frequentemente marginalizadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dra. Cristiane Agnes Stolet Correia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.title | Representações queer na literatura espanhola: gênero e sexualidade nas obras Sonetos del amor oscuro de Federico García Lorca e Una mala noche la tiene cualquiera de Eduardo Mendicutti | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
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