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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Daniele da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T11:56:34Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T11:56:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33488 | - |
dc.description | LIMA, Daniele da Silva. A atuação da psicologia na educação inclusiva. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. [Artigo]. | pt_BR |
dc.description.abstract | O debate acadêmico sobre práticas relacionadas à educação inclusiva e às pessoas com deficiências tem se intensificado nos últimos tempos, sendo esta inclusão garantida através da participação de diversos atores da comunidade escolar. Desse modo, dialogar sobre o papel do psicólogo fornece a base para o presente artigo, uma vez que a atuação deste profissional no campo escolar tem ampliado e se tornado relevante. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o papel ativo da psicologia como um meio de suporte na promoção da educação inclusiva. E como objetivos específicos: a) refletir sobre os desafios do psicólogo escolar; b) verificar o papel do psicólogo escolar para a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial; c) abordar a importância do psicólogo na quebra dos estigmas e inclusão. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos de alguns autores como Martinez (2005), Vygotsky (2005; 2011), Cassins (2007), entre outros, utilizando-se referências sobre psicologia escolar e documentos legais que estimularam a construção de políticas públicas. Foram feitas pesquisas através de plataformas online, utilizando como critério de inclusão, publicações que discutem a prática da psicologia escolar em ambientes educacionais inclusivos. É perceptível, através dos dados analisados, que o trabalho da psicologia no ambiente escolar é caracterizado por um serviço preventivo e terapêutico e, quando se trata de inclusão educacional de pessoas com deficiência, ele tem um papel crucial na preparação dos profissionais envolvidos, apoio familiar e suporte à comunidade discente, buscando quebrar preconceitos e estigmas, estimulando a participação de toda comunidade escolar. Diante da pesquisa realizada, considera-se a importância do profissional em foco, mas aponta-se a escassez de relatos sobre este papel, tendo o psicólogo ainda o desafio de modificar a visão do seu campo de atuação, voltado para questões relativas ao indivíduo, e buscando uma atuação mais ampliada em que possa estimular a percepção da comunidade escolar do seu papel em diversas atividades, e mais especificamente, no da inclusão da pessoa com deficiência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Iara Cristine Rodrigues Leal Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.title | A atuação da psicologia na educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
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