Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, José Carlos-
dc.date.accessioned2025-01-20T10:23:30Z-
dc.date.available2025-01-20T10:23:30Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33498-
dc.descriptionFERREIRA, J. C. Educação ambiental: a influência de materiais didáticos para a educação em solos na educação básica. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO solo é um recurso natural essencial para o equilíbrio do ecossistema terrestre, para o desenvolvimento e para sobrevivência dos seres vivos, que dele dependem para sua existência, sendo também o meio onde ocorrem a grande maioria dos processos vitais dos organismos. Para garantir a manutenção da vida, é fundamental o conhecimento e o manejo adequado do solo. Contudo, a Educação Ambiental (EA) e o ensino sobre solos na educação básica são, muitas vezes, escassos e carentes de uma metodologia ativa e didática. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar, de forma geral, o panorama da educação ambiental e do solo em escolas de ensino médio nas cidades de Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos, localizadas no sertão da Paraíba. Para isso, utilizou-se a seguinte metodologia: revisão bibliográfica, aplicação do questionário 1, elaboração e montagem de materiais didáticos, aplicação desses materiais em aula, avaliações, aplicação do questionário 2, análise e interpretação dos resultados. Inicialmente, os alunos das três escolas demonstraram certo receio e timidez em relação às aulas, o que parecia indicar que o tema era algo novo e pouco familiar para eles. A partir das repostas coletadas nas três escolas, pode-se observar que, de fato, os materiais didáticos trouxeram algo diferente aos alunos que estudaram sobre o solo. Esses materiais tornaram as aulas dinâmicas, facilitando a compreensão dos alunos acerca dos temas abordados, evidenciando a importância da utilização de materiais didáticos nas aulas, de forma geral. Na abordagem do conteúdo sobre solos, esses materiais foram extremamente importantes, uma vez que proporcionaram uma nova forma de aprendizado aos alunos, que mantiveram a atenção voltada para a exposição do tema trabalhado, sendo um ponto positivo a ser considerado para a sua utilização nas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Evandro Franklin de Mesquitapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectSolopt_BR
dc.titleEducação ambiental: a influência de recursos didáticos no ensino sobre solos no ensino básicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:65 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos FerreiraPDF - José Carlos Ferreira1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito420.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.