Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33511
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sarmento Gomes, Gilson | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T17:07:53Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04T17:07:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 352 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33511 | - |
dc.description | SARMENTO, Gilson Gomes. Planejamento estratégico da Secretária de Educação do município de Sumé - PB durante a Pandemia: desafios e desdobramento. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - João Pessoa, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados pela Secretaria de Educação de Sumé, no estado da Paraíba, e os desdobramentos resultantes do planejamento estratégico para enfrentar a crise durante a pandemia de COVID-19. Com o advento da crise global de saúde, as instituições de ensino foram desafiadas a repensar suas estratégias para garantir a continuidade da educação de maneira segura e eficaz. Partindo desse contexto, a metodologia, de cunho qualitativo, se deu pela reflexão crítica das notícias informativas e dos documentos produzidos pela secretaria de educação durante a pandemia, que foram extraídos do site oficial do município, bem como pela entrevista de um dos gestores responsáveis pela administração educacional de Sumé. Metodologia: a pesquisa qualitativa que possibilita ao pesquisador verificar os resultados obtidos no campo de estudo, tendo autonomia de relatar, observar e definir os procedimentos a serem defendidos durante o processo de observação. Resultados: O questionário norteador teve como objetivo de registrar as respostas cedidas por um dos responsáveis pela Secretaria de Educação de Sumé-PB, acerca das interrogativas relacionadas ao tema proposto. Inicialmente, buscou-se compreender os desafios do período pandêmico. Conclusão: A pandemia de COVID-19 colocou à prova a capacidade de adaptação e resiliência dos professores em todo o mundo, e na cidade de Sumé, Paraíba, não foi diferente. Os educadores enfrentaram uma série de desafios sem precedentes ao transitar abruptamente para o ensino remoto, exigindo uma rápida assimilação de novas tecnologias e metodologias pedagógicas. Foi fundamental a adoção de tecnologias educacionais para a adequação ao ensino remoto, os professores necessitaram se reinventar, buscando métodos alternativos para dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem dos estudantes e tentar amenizar os prejuízos provenientes do distanciamento de uma parcela do alunado do contexto escolar. Palavras-chave: Planejamento estratégico. Educação. Pandemia. Sumé-PB. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Christiano Cordeiro Soares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Administração Pública Municipal | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Planejamento estratégico da Secretária de Educação do município de Sumé-PB durante a pandemia: desafios e desdobramentos. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 94 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 212.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Gilson Gomes Sarmento.pdf | TCC - Gilson Gomes Sarmento.pdf | 481.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.