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dc.contributor.authorSantos, Daniela Alves dos-
dc.date.accessioned2025-02-06T10:26:02Z-
dc.date.available2025-02-06T10:26:02Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.otherCDD 320.56-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33517-
dc.descriptionSANTOS, D. A. Diálogos entre o Teatro Experimental do Negro e o Afrofuturismo nas interfaces da arte e política. 2024. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo explora a presença e contribuição do negro na cultura brasileira, concentrando-se no Teatro Experimental do Negro (TEN) e no Afrofuturismo, destacando a ambiguidade da história dos negros no Brasil e enfatizando a importância de reconhecer sua influência na identidade nacional. Ao longo do trabalho, o TEN e o movimento afrofuturista emergem como elementos cruciais na formação da identidade cultural negra e na resistência ao racismo. Logo, através da análise comparativa das peças O Imperador Jones e Antimemórias de uma Travessia Interrompida é revelada a evolução dessas iniciativas. Como metodologia adotada se tem o método comparativo e o uso do conceito de cartografia social, no qual examina-se as similitudes e discrepâncias nas produções teatrais, assim como as dinâmicas sociais presentes nos textos, compreendendo como os processos comunicacionais redirecionam as trajetórias socioespaciais no Brasil. A hipótese central do trabalho conecta o TEN como condição para o surgimento do movimento afrofuturista no Brasil, promovendo políticas antirracistas por meio de processos comunicacionais, revelando por fim o papel crucial do TEN no debate sobre o racismo e nas políticas de combate no início do século XX, sendo essa instituição identificada como condição para o surgimento do movimento afrofuturista no Brasil na década de 2010, ampliando significativamente o diálogo sobre o racismo. Logo, para enriquecer nosso embasamento teórico, consultamos diversos autores-chave em cada seção do trabalho. Portanto, destacamos a contribuição de Djamila Ribeiro e Linda Alcoff para a reflexão sobre o conceito de lugar de fala, a análise de Mark Dery no contexto do Afrofuturismo e a perspectiva de Stuart Hall sobre a identidade negra.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José dos Santos Costa Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTeatro Experimental do Negro - TENpt_BR
dc.subjectAfrofuturismopt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleDiálogos entre o Teatro Experimental do Negro e o Afrofuturismo nas interfaces da arte e políticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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