Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33517
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Daniela Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T10:26:02Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06T10:26:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 320.56 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33517 | - |
dc.description | SANTOS, D. A. Diálogos entre o Teatro Experimental do Negro e o Afrofuturismo nas interfaces da arte e política. 2024. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo explora a presença e contribuição do negro na cultura brasileira, concentrando-se no Teatro Experimental do Negro (TEN) e no Afrofuturismo, destacando a ambiguidade da história dos negros no Brasil e enfatizando a importância de reconhecer sua influência na identidade nacional. Ao longo do trabalho, o TEN e o movimento afrofuturista emergem como elementos cruciais na formação da identidade cultural negra e na resistência ao racismo. Logo, através da análise comparativa das peças O Imperador Jones e Antimemórias de uma Travessia Interrompida é revelada a evolução dessas iniciativas. Como metodologia adotada se tem o método comparativo e o uso do conceito de cartografia social, no qual examina-se as similitudes e discrepâncias nas produções teatrais, assim como as dinâmicas sociais presentes nos textos, compreendendo como os processos comunicacionais redirecionam as trajetórias socioespaciais no Brasil. A hipótese central do trabalho conecta o TEN como condição para o surgimento do movimento afrofuturista no Brasil, promovendo políticas antirracistas por meio de processos comunicacionais, revelando por fim o papel crucial do TEN no debate sobre o racismo e nas políticas de combate no início do século XX, sendo essa instituição identificada como condição para o surgimento do movimento afrofuturista no Brasil na década de 2010, ampliando significativamente o diálogo sobre o racismo. Logo, para enriquecer nosso embasamento teórico, consultamos diversos autores-chave em cada seção do trabalho. Portanto, destacamos a contribuição de Djamila Ribeiro e Linda Alcoff para a reflexão sobre o conceito de lugar de fala, a análise de Mark Dery no contexto do Afrofuturismo e a perspectiva de Stuart Hall sobre a identidade negra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José dos Santos Costa Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teatro Experimental do Negro - TEN | pt_BR |
dc.subject | Afrofuturismo | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | Diálogos entre o Teatro Experimental do Negro e o Afrofuturismo nas interfaces da arte e política | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Daniela Alves dos Santos.pdf | PDF - Daniela Alves dos Santos | 708.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de depósito (1).pdf | Termo de depósito | 249.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.