Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMouzinho, Thallyta Vytórya Silva-
dc.date.accessioned2025-02-10T17:34:11Z-
dc.date.available2025-02-10T17:34:11Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 797.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33544-
dc.descriptionMOUZINHO, Thallyta Vytórya Silva. Reflexões sobre o desenvolvimento motor e socioemocional dos alunos nas aulas de natação infantil na cidade de Remígio-PB. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA natação é amplamente reconhecida como um dos esportes mais completos, proporcionando uma variedade de benefícios para o desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, destaca-se como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento motor e socioemocional. O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões baseadas em um relato de experiência sobre a natação infantil, realizado em um estabelecimento na cidade de Remígio-PB, envolvendo crianças de 3 a 12 anos, no que diz a respeito do desenvolvimento motor e socioemocional. O estudo adota uma abordagem quali-quantitativa, utilizando dados descritivos para compreender o perfil dos alunos e as experiências no decorrer da vivência. A vivência foi durante o período de janeiro e abril de 2024, sendo dedicado um período de 16 semanas para observações e intervenções. Durante as aulas, foram realizadas atividades específicas no ambiente aquático, através de metodologias lúdica, progressiva e global, que contribuíram tanto para o desenvolvimento motor quanto para o desenvolvimento socioemocional das crianças. Observou-se que, além de aprenderem a nadar, as crianças desenvolveram competências essenciais para seu crescimento. Assim, a prática da natação demonstrou ser uma aliada eficaz na superação de medos, no enfrentamento de desafios, no aumento da autoconfiança e das interações sociais. O estudo conclui que a natação é uma ferramenta eficaz no desenvolvimento integral das crianças, promovendo não apenas habilidades físicas, mas também competências socioemocionais essenciais para sua formação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Diego Vinicius Duarte Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEsporte aquáticopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_BR
dc.subjectNatação infantilpt_BR
dc.titleReflexões sobre o desenvolvimento motor e socioemocional dos alunos nas aulas de natação infantil na cidade de Remígio-PB: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thallyta Vytórya Silva Mouzinho-.pdfTCC - Thallyta Vytórya Silva Mouzinho1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - .pdfTermo de depósito214.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.