Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Edgleison da Costa-
dc.date.accessioned2025-02-11T18:05:30Z-
dc.date.available2025-02-11T18:05:30Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33549-
dc.descriptionBRITO, Edgleison da Costa.A prática de skate como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física escolar: relato de experiência. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA inserção do skate nas aulas de Educação Física representa uma inovação importante no contexto das práticas corporais de aventura, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de promover o desenvolvimento motor, equilíbrio e confiança, o skate oferece uma oportunidade única de diversificação das atividades físicas no ambiente escolar, ampliando as possibilidades de aprendizado e vivências corporais para os alunos. A implementação dessa modalidade na escola EMRIEIF Professora Margarida Maria Andrade Diniz despertou grande interesse entre os alunos, que, embora inicialmente sem contato prévio com a prática, demonstraram engajamento, entusiasmo e disposição para superar os desafios. Entre as dificuldades enfrentadas, a ausência de equipamentos adequados, como skates e materiais de segurança, demandou estratégias colaborativas e soluções criativas para garantir que todos os estudantes pudessem participar das atividades com segurança. Mesmo com essas limitações, a experiência proporcionou ganhos significativos, tanto no desenvolvimento motor quanto no fortalecimento de um ambiente inclusivo, em que cada aluno pôde experimentar novas formas de movimento. A introdução de uma prática menos convencional como o skate reforça o papel da escola em oferecer uma Educação Física mais diversificada, inovadora e conectada aos interesses e necessidades dos estudantes, promovendo uma abordagem pedagógica que valoriza a experimentação e a aprendizagem ativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Regimenia Maria Braga de Carvalhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSkatept_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPráticas corporaispt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA prática de skate como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física escolar: relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDGLEISON DA COSTA BRITO.pdfTCC - Edgleison da Costa Brito1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.