Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Edgleison da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T18:05:30Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T18:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33549 | - |
dc.description | BRITO, Edgleison da Costa.A prática de skate como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física escolar: relato de experiência. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inserção do skate nas aulas de Educação Física representa uma inovação importante no contexto das práticas corporais de aventura, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de promover o desenvolvimento motor, equilíbrio e confiança, o skate oferece uma oportunidade única de diversificação das atividades físicas no ambiente escolar, ampliando as possibilidades de aprendizado e vivências corporais para os alunos. A implementação dessa modalidade na escola EMRIEIF Professora Margarida Maria Andrade Diniz despertou grande interesse entre os alunos, que, embora inicialmente sem contato prévio com a prática, demonstraram engajamento, entusiasmo e disposição para superar os desafios. Entre as dificuldades enfrentadas, a ausência de equipamentos adequados, como skates e materiais de segurança, demandou estratégias colaborativas e soluções criativas para garantir que todos os estudantes pudessem participar das atividades com segurança. Mesmo com essas limitações, a experiência proporcionou ganhos significativos, tanto no desenvolvimento motor quanto no fortalecimento de um ambiente inclusivo, em que cada aluno pôde experimentar novas formas de movimento. A introdução de uma prática menos convencional como o skate reforça o papel da escola em oferecer uma Educação Física mais diversificada, inovadora e conectada aos interesses e necessidades dos estudantes, promovendo uma abordagem pedagógica que valoriza a experimentação e a aprendizagem ativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Regimenia Maria Braga de Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Skate | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Práticas corporais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | A prática de skate como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física escolar: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - EDGLEISON DA COSTA BRITO.pdf | TCC - Edgleison da Costa Brito | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.