Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3356
Título: Cartas portuguesas: uma história de (des)amor
Autor(es): Ribeiro, Talyta Maria Aguiar
Palavras-chave: Literatura portuguesa
Cartas portuguesas
Mariana Alcoforado
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: O presente trabalho pretende discorrer sobre uma história de (des)amor entre um oficial do exército francês, de Chamilly, e uma freira portuguesa, Mariana Alcoforado. O relato desse romance é encontrado na obra Cartas Portuguesas, datado do século XVII, se enquadrando, dessa forma, na estética literária Barroca. O trabalho se propõe a discutir sobre o gênero epistolar bem como procura explorar alguns aspectos da estrutura da obra, tais como, figuras de linguagem, a dúvida quanto à verdadeira autoria de tais missivas e como a freira lidou com aparente desprezo dele para com ela. Utilizamos como subsídio teórico as contribuições de MOISÉS (2006), GOMES (2004), VIÑAO FRAGO (1999), entre outros. A ideia de debater sobre a presente temática surgiu a partir do Projeto do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) UEPB/PIBIC AF-CNPQ, intitulado “Cartas de (des)amor: Cultura epistolar e afetos na literatura do século XVI e XVII” coordenado pelo professor Ms. Carlos Adriano Ferreira de Lima no qual fui sua aluna pesquisadora-bolsista.
Descrição: RIBEIRO, T. M. A. Cartas portuguesas: uma história de (des)amor. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3356
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Talyta Maria Aguiar Ribeiro.pdfTalyta Maria Aguiar Ribeiro625.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.