Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33574
Título: Análise da entomofauna em diferentes áreas de propriedade rural familiar orgânica em Lagoa Seca PB
Autor(es): Almeida, Maisy Moreira
Palavras-chave: Entomofauna
Armadilhas
Variabilidade
Data do documento: 27-Nov-2023
Resumo: Considerando que toda atividade realizada pelo homem representa impacto na entomofauna de um ambiente, associada à grande importância desses animais ao equilíbrio deste mesmo ambiente, é vital mensurar este impacto para que assim possamos ser capazes de ajustar nossas práticas de manejo de forma a minimizar aspectos negativos. A propriedade rural onde foi implantado o projeto, tem práticas orgânicas desde 2007, e as áreas escolhidas para colocação das armadilhas foram: a região destinada a reserva; um viveiro de mudas frutíferas, florestais e ornamentais; a área destinada ao cultivo de roçado; e um pomar de citros. Foram colocadas 04 armadilhas (uma de cada tipo) em áreas diferentes. Ao todo foram coletados 1.359 indivíduos, sendo que as ordens que obtiveram maior destaque foram a Diptera (440), Hymenoptera (392) e Coleoptera (293). As ordens que tiveram representantes foram Coleoptera, Diptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Orthoptera, Neuroptera e Blatodea. Foi utilizado o Índice de Shannon-Wiener para avaliar a variabilidade de cada amostra, e esses valores foram relacionados com as quantidades totais de indivíduos coletados em cada ambiente. Diante da inferência dos dados obtidos com esta pesquisa, é possível concluir que, mesmo o mais ameno dos manejos agrícolas gera algum nível de impacto na diversidade entomológica, mas o manejo agroecológico, a manutenção de diversidade vegetal e áreas de proteção para diversidade biológica também interferem diretamente nesse impacto.
Descrição: Almeida, Maisy Moreira. Análise da entomofauna em diferentes áreas de propriedade rural familiar orgânica em Lagoa Seca PB. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33574
Aparece nas coleções:3751 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maisy Moreira Almeida.pdfPDF - Maisy Moreira Almeida1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfTermo de deposito376.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.