Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33593
Título: Algaroba (Prosopis juliflora): uma revisão sobre suas características botânicas, usos tradicionais e potenciais aplicações
Autor(es): Barboza, Rafaela Silva
Palavras-chave: Espécie invasora
Manejo sustentável
Semiárido
Data do documento: 18-Out-2024
Resumo: A algaroba (Prosopis juliflora) é uma árvore nativa do continente americano, mas foi introduzida no Nordeste brasileiro a partir dos anos 40 para combater a desertificação e servir como fonte de alimento animal. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão simples sobre Prosopis juliflora, popularmente conhecida como algaroba, enfatizando seus diversos potenciais, na região Nordeste do Brasil. Para realizar este levantamento bibliográfico foram consultadas, nos meses de janeiro a maio de 2024, referências sobre a temática da algaroba, nas bases de dados Google Scholar, SciELO e PubMed, além do banco de dissertações e teses da CAPES/CNPq. A partir do levantamento de estudos verificamos que Prosopis juliflora apresenta rápida adaptação, resistente, capaz de prosperar em condições adversas, mas sua proliferação descontrolada a caracteriza como uma espécie invasora em certas áreas. Botanicamente, a algaroba é uma leguminosa de porte arbóreo, conhecida por suas folhas bipinadas e vagem de sementes comestíveis. Sua biologia reprodutiva e fenologia foram estudadas, revelando padrões sazonais de floração e frutificação. Apesar de suas vantagens, como resistência à seca e potencial forrageiro, a algaroba também apresenta desvantagens, como a competição com espécies nativas e alterações no ecossistema. Sua composição química inclui nutrientes importantes, como proteínas, fibras e minerais, conferindo-lhe potenciais aplicações na alimentação humana, produção de biocombustíveis e recuperação de áreas degradadas.
Descrição: BARBOZA, Rafaela Silva. Algaroba (Prosopis juliflora): uma revisão sobre suas características botânicas, usos tradicionais e potenciais aplicações. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33593
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RAFAELA SILVA BARBOZA.pdfTCC - Rafaela Silva Barboza663.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.