Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Juliana do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-07T11:47:41Z | - |
dc.date.available | 2014-04-07T11:47:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3359 | - |
dc.description | PEREIRA, J. do. N. Práticas interdisciplinares na sala de aula: entre o Literário, o Histórico e o Geográfico nas Escolas Margarida Dias, Henrique Fernandes de Farias e Ivan Bichara Sobreira. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Como afirmou Fazenda (1985) o ensino interdisciplinar é uma das possibilidades para proporcionar um ensino mais produtivo e, adequado às necessidades contemporâneas. A partir desse princípio, objetivou-se analisar e, intervir na realidade das práticas interdisciplinares nas escolas públicas do Brejo paraibano. A questão principal que norteou o presente estudo foi: Por que a prática interdisciplinar ainda não se efetivou na escola pública? Essa pesquisa de cunho quantitativo/qualitativo, com abordagem descritiva/interpretativista se deu em duas etapas: a análise das práticas, através de questionários com (10) professores (as) de Literatura, História e Geografia e, na segunda etapa aplicação de aulas interdisciplinares, ou seja, houve um redirecionamento das práticas no que diz respeito à interdisciplinaridade, nas escolas Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Margarida Dias, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Fernandes de Farias e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ivan Bichara Sobreira. A pesquisa foi possível graças ao Projeto Programa de Iniciação Científica (PIBIC) UEPB/PIBIC AF-CNPQ, realizado nestas escolas. Como subsídio teórico, as contribuições de (FAZENDA, 1985), (JAPIASSÚ, 1992), (SANTOS, 2007) entre outros. Concluiu-se que na maioria das escolas as práticas interdisciplinares ou são incipientes ou inexistem, em virtude de vários fatores que vão desde a falta de incentivo, a falta de planejamento, o desconhecimento do professor em relação ao tema e principalmente pela ausência de subsídio teórico/metodológico para realizar tal prática na sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juarez Nogueira Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.title | Práticas interdisciplinares na sala de aula: entre o literário, o histórico e o geográfico nas Escolas Margarida Dias, Henrique Fernandes de Farias e Ivan Bichara Sobreira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Juliana dos Nascimento Pereira.pdf | Juliana dos Nascimento Pereira | 684.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.