Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3360
Título: Identidade e representação da mulher negra em "Flor do deserto"
Autor(es): Meira, Daniele Alexa Barbosa
Palavras-chave: Representação da mulher
Cultura negra
Flor do deserto
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: Esta pesquisa aborda a representação da identidade da mulher negra africana, no romance e na adaptação fílmica homônima “Flor do Deserto”, de Waris Dirie e Cathleen Miller (2001) e Sherry Hormann (2009), respectivamente. Objetiva a análise da construção identitária da personagem Waris Dirie, enquanto protagonista de sua própria história de vivências na Somália, onde fora submetida, ainda na infância, à prática de infibulação, mutilação dos órgãos genitais femininos. Endossada pelos estudos literários e culturais, a pesquisa aponta como a prática da infibulação interferiu na construção da identidade de Waris, por dificultar a relação de seu próprio "eu" com o outro, dentro e fora de sua sociedade. A negação da condição de mulher e da atuação como sujeito feminino marcam as contradições de uma prática violenta e injusta, justificada por questões culturais e religiosas questionáveis, cujas explicações são ainda hoje incoerentes. Baseada no aporte teórico de autores como Bauman (2005), Bhabha (2003), Hall (2006), Laraia (1997), Lísias (2001), Munanga (1986), dentre outros, que discute a relação entre identidade, cultura, sobretudo a cultura negra, e a representação da mulher na sociedade africana, a pesquisa confirma a questão da ideologia ritualística como um precedente para a negação da identidade negra feminina e como tal negação tem reverberado na discussão e na luta pelos direitos humanos.
Descrição: MEIRA, D. A. B. Identidade e representação da mulher negra em "Flor do deserto". 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3360
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Alexa Barbosa Meira.pdfDanielle Alexa Barbosa Meira526.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.