Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Anderson Carlos dos Santos-
dc.date.accessioned2025-02-18T11:50:04Z-
dc.date.available2025-02-18T11:50:04Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.otherCDD 361-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33614-
dc.descriptionSILVA, A. C. dos S. S. As concepções sobre os fundamentos do serviço social brasileiro presentes na produção científica da área na atualidade: experiência de iniciação científica. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso sistematiza os resultados do subprojeto “AS CONCEPÇOES SOBRE OS FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO PRESENTES NA PRODUÇÃO CIENTIFICA DA AREA NA ATUALIDADE” desenvolvido durante a nossa participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/ PIBIC/UEPB/CNPq - cota 2018/2019, o qual faz parte do Projeto Estruturante intitulado SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO: OS DILEMAS DOS FUNDAMENTOS, DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO PROFISSIONAL, compondo o eixo dos Fundamentos. O referido subprojeto teve como objetivo geral analisar as concepções sobre os Fundamentos do Serviço Social brasileiro presentes na produção científica da Revista Serviço Social e Sociedade na atualidade, considerando-o como uma totalidade social, inserida no contexto atual de crise do capitalismo. Como objetivos específicos identificar a concepção de Fundamentos do Serviço Social brasileiro que prevalece nessa produção; verificar qual a relação entre a concepção sobre os Fundamentos do Serviço Social brasileiro que prevalece nessa produção e o projeto de formação expresso nas Diretrizes Curriculares de 1996 e apreender as concepções sobre os Fundamentos do Serviço Social brasileiro na produção cientifica em análise. Metodologicamente caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada na Teoria Social Crítica e como lapso temporal o período de 2010 a 2017. Os resultados indicam que predomina uma concepção de Fundamentos da profissão relacionada à teoria, história e método, partindo de uma abordagem com enfoque na perspectiva de totalidade. Logo, existe uma sintonia entre a concepção presente nos artigos analisados e as Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social de 1996, as quais ressaltam a importância da análise do ser social e da construção do conhecimento, situados historicamente no processo de constituição da sociedade, com ênfase no modo de produção capitalista, do conhecimento das particularidades da formação sócio-histórica Brasileira e do trabalho profissional fundamentado no conhecimento crítico do modo de ser e de pensar do Serviço Social.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectFundamentos do Serviço socialpt_BR
dc.titleAs concepções sobre os fundamentos do serviço social brasileiro presentes na produção científica da área na atualidade: experiência de iniciação científicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Carlos dos Santos Silva.pdf879.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.