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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3361
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bendito, Géssica Vicencia | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-07T11:48:04Z | - |
dc.date.available | 2014-04-07T11:48:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3361 | - |
dc.description | BENDITO, G. V. Discussões e perspectivas sobre letramento em meio às práticas educativas e ao ensino da língua materna nas séries iniciais (1º ao 3º ano). 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho dedica-se a apontar as visões de educadores e o estudo feito por diversos autores acerca das implicações do Letramento como uma nova proposta para o ensino e aprendizagem voltados às habilidades de Leitura e Escrita. Para realizar este estudo, partimos do pressuposto de que Alfabetizar e Letrar, são práticas distintas, mas inseparáveis (cf. SOARES, 1998). Nesse sentido, apresentamos nesse trabalho alguns conceitos e reflexões para o ensino da Língua Materna e a contribuição do Letramento para às crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, damos destaque também aos gêneros textuais que trazem consigo um mundo plurissignificativo, que em meio ao contexto das crianças, trazem um estímulo maior à Leitura e a Escrita e proporcionam, mesmo àquelas que não decodificam convencionalmente os sinais gráficos, a possibilidade de serem letradas. Tendo como fundamentação teórica, um estudo histórico sobre o Ensino de Língua Materna e as visões de muitos autores sobre o Letramento, como Bagno, Stubs e Gagné (2002); Marcuschi (2001, 2002); Soares (1988, 1998, 1999, 2003, 2004); Possenti (2001); Nóvoa e Apple (1998); Lahire (1999); Kleimam (1995, 2005); Kramer (in ZACUR, 1999); Tfouni (1995); Freire (1993, 1999, 2002); Ribeiro (2003); Geraldi (1995); Matêncio e Macedo (2002); Cegalla (2005); Emília Ferreiro (2001, 2003), entre outros, analisamos os conceitos e distinções entre alfabetização e letramento e suas implicações ao longo dos anos. Além disso, apontamos um estudo de experiências, através de uma entrevista com professores das séries iniciais acerca das suas visões e de suas práticas pedagógicas no ensino de Língua, correlacionadas ao Letramento. Assim, concluímos que o ensino vem sendo atingido por mudanças significativas, onde nelas o Letramento é uma das práticas que mais gera resultados e que assim, torna-se possível alfabetizar e letrar nossos alunos ao mesmo tempo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Monica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ecrita | pt_BR |
dc.subject | Língua materna | pt_BR |
dc.title | Discussões e perspectivas sobre letramento em meio às práticas educativas e ao ensino da língua materna nas séries iniciais (1º ao 3º ano) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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