Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, José Romero Mota da-
dc.date.accessioned2025-02-19T19:04:15Z-
dc.date.available2025-02-19T19:04:15Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33628-
dc.descriptionSILVA, José Romeo Mota da. Revisão pedagógica dos exercicios do mat pilates clássico: um estudo qualitativo. 2024. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a série de 34 exercícios originais realizados no solo, criados por Joseph Pilates e publicados em 1945 no livro “Retorno à Vida pela Contrologia". O estudo tem como objetivo propor uma reestruturação da sequência dos exercícios originais, fundamentada na ciência do treinamento esportivo e nos princípios de progressão do exercício. A proposta visa não apenas reorganizar a ordem dos movimentos, mas também otimizar o desenvolvimento gradual das habilidades físicas, facilitando a adaptação ao método pelos praticantes iniciantes promovendo um aumento progressivo na dificuldade e complexidade dos exercícios. A pesquisa é do tipo experimental, com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 10 mulheres, com idades entre 18 e 68 anos, participantes do Programa de Extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LP- SEL) do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande-PB. Todas as participantes eram iniciantes no método e nunca haviam praticado os 34 exercícios originais. Durante o estudo, foram aplicadas duas sequências (Sequência I, reestruturada pela pesquisa e a II original do método) para avaliar a progressão pedagógica. Os resultados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com questões que avaliaram a percepção das participantes sobre o aprendizado, a progressão dos exercícios e a contribuição para o desenvolvimento de habilidades. A análise revelou que a organização pedagógica dos exercícios favoreceu o aprendizado, indicando maior eficiência da Sequência I para iniciantes. O estudo destaca a relevância de adaptações pedagógicas no ensino do Mat Pilates Clássico, com potencial para aprimorar a prática e o desenvolvimento de praticantes iniciantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Diego Vinicius Duarte Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMat pilates clássicopt_BR
dc.subjectIniciação ao pilatespt_BR
dc.subjectProgressão pedagógicapt_BR
dc.subjectTreinamento esportivopt_BR
dc.titleRevisão pedagógica da progressão dos exercícios do mat pilates clássico: um estudo qualitativopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Romero Mota da Silva.pdfTCC - José Romero Mota da Silva.pdf2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf207.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.