Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, José Romero Mota da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T19:04:15Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T19:04:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33628 | - |
dc.description | SILVA, José Romeo Mota da. Revisão pedagógica dos exercicios do mat pilates clássico: um estudo qualitativo. 2024. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a série de 34 exercícios originais realizados no solo, criados por Joseph Pilates e publicados em 1945 no livro “Retorno à Vida pela Contrologia". O estudo tem como objetivo propor uma reestruturação da sequência dos exercícios originais, fundamentada na ciência do treinamento esportivo e nos princípios de progressão do exercício. A proposta visa não apenas reorganizar a ordem dos movimentos, mas também otimizar o desenvolvimento gradual das habilidades físicas, facilitando a adaptação ao método pelos praticantes iniciantes promovendo um aumento progressivo na dificuldade e complexidade dos exercícios. A pesquisa é do tipo experimental, com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 10 mulheres, com idades entre 18 e 68 anos, participantes do Programa de Extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LP- SEL) do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande-PB. Todas as participantes eram iniciantes no método e nunca haviam praticado os 34 exercícios originais. Durante o estudo, foram aplicadas duas sequências (Sequência I, reestruturada pela pesquisa e a II original do método) para avaliar a progressão pedagógica. Os resultados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com questões que avaliaram a percepção das participantes sobre o aprendizado, a progressão dos exercícios e a contribuição para o desenvolvimento de habilidades. A análise revelou que a organização pedagógica dos exercícios favoreceu o aprendizado, indicando maior eficiência da Sequência I para iniciantes. O estudo destaca a relevância de adaptações pedagógicas no ensino do Mat Pilates Clássico, com potencial para aprimorar a prática e o desenvolvimento de praticantes iniciantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Diego Vinicius Duarte Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mat pilates clássico | pt_BR |
dc.subject | Iniciação ao pilates | pt_BR |
dc.subject | Progressão pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Treinamento esportivo | pt_BR |
dc.title | Revisão pedagógica da progressão dos exercícios do mat pilates clássico: um estudo qualitativo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - José Romero Mota da Silva.pdf | TCC - José Romero Mota da Silva.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 207.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.