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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33629
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Rafael José Pequeno Reis | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T19:13:18Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T19:13:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 507.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33629 | - |
dc.description | SOUSA, R. J. P. R. Aplicando a metodologia ativa do estudo de caso para a compreensão dos conceitos científicos de funções orgânicas. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo compreender como a metodologia de estudo de casos pode contribuir para a formação do estudante do ensino médio, em particular, na aplicação de conceitos de química orgânica no cotidiano, bem como, a promoção do desenvolvimento de habilidades de interpretação de texto e escrita. A mesma encontra-se ancorada em autores como: Lima (2012); Leal; Miranda; Casa Nova (2017); Serra e Vieira (2006); Sá e Queiroz (2010), dentre outros autores. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e o público-alvo dessa pesquisa foi uma turma da 3ª Série do Ensino Médio, composta por 39 estudantes com faixa etária entre 17 e 18 anos. Contou também com a contribuição da professora de Química da respectiva instituição. O instrumento de coleta de dados partiu da elaboração de uma intervenção de ensino, a qual foi composta por 4 aulas, envolvendo estudo de caso e os conceitos de funções orgânicas. Segundo os resultados apresentados, foi possível observar que “dentre todas as categorias elencadas, dos 39 alunos, 18 estudantes, sinalizaram que compreenderam os conceitos do caso e sabiam realizar a sua aplicação nos conteúdos de Funções Orgânicas, enquanto à última categoria a 5 é observado que 4 alunos não souberam responder”. Nessa perspectiva, conclui- se que a metodologia do estudo de caso favoreceu a construção de conhecimento de forma autônoma e significativa, estimulando a pesquisa, a discussão em grupo e a resolução de problemas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Automedicação | pt_BR |
dc.title | Aplicando a metodologia ativa do estudo de caso para a compreensão dos conceitos científicos de funções orgânicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
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