Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel Pedro de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T18:36:47Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T18:36:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33635 | - |
dc.description | ANDRADE NETO, Manoel Pedro de. A atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil através do PIBID. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo em formato de relato de experiência tem como objetivo investigar e discutir a atuação do professor de Educação Física na educação infantil através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é um programa de iniciativa do MEC que existe desde 2007 com o objetivo de valorizar e apoiar os futuros professores durante sua formação, integrando a educação superior e a educação básica pública dos municípios e estados. Dito isto, este é um relato da atuação de um discente em Educação Física na educação infantil, por meio do PIBID, sobre as atividades desenvolvidas, as dificuldades enfrentadas e as aprendizagens construídas. A duração do projeto foi de 1 ano e 6 meses, com início em dezembro de 2022 e encerramento em maio de 2024. A metodologia utilizada foi um relato de experiência baseado na observação dos registros e planejamentos das aulas e na vivência. A atuação ocorreu na Escola Municipal Maria das Vitórias Pires Uchôa Queiroz, em Campina Grande – PB, com intervenções pedagógicas realizadas com crianças de 4 a 5 anos de idade, do Pré I e II, sob a orientação de uma professora supervisora da escola e de uma coordenadora do projeto. Nas aulas desenvolvidas foram aplicadas metodologias lúdicas e diversificadas, objetivando conciliar a teoria com a prática para que os alunos desenvolvessem suas capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais. Tendo a BNCC como norteadora, foram abordados conteúdos como: esporte, ginástica, brincadeiras e jogos onde os alunos puderam experimentar, dentro de sua realidade, diversas formas de expressão corporal. Em meio a tantos problemas para uma formação profissional, o PIBID proporciona uma vivência que permite a problematização e compreensão do cotidiano escolar promovendo um rico aprendizado na docência e fortalecendo a experiência de atuação do futuro profissional na área. Com isso obtivemos resultados positivos ao conseguirmos aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação, enfrentando os desafios de adaptar conteúdos para diferentes faixas etárias e de contornar situações adversas da escola, fortalecendo nossa visão profissional e nos inspirando para uma abordagem humanizada e transformadora da educação física, evidenciando seu potencial para promover o bem-estar, a socialização e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | A atuação do professor de Educação Física na educação infantil através do PIBID | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Manoel Pedro de Andrade Neto.pdf | TCC - Manoel Pedro de Andrade Neto | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 352.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.