Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEuflausino, Eduarda Barbosa-
dc.date.accessioned2025-02-24T14:05:40Z-
dc.date.available2025-02-24T14:05:40Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.otherCDD 371.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33644-
dc.descriptionEUFLAUSINO, Eduarda Barbosa. A residência pedagógica para uma licencianda em física: relato e reflexões. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA formação de professores deve ser um processo contínuo e permanente. O Programa Residência Pedagógica (PRP) contribuiu para a formação de novos profissionais docentes. Ele visa permitir aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Física e outros cursos conciliarem teoria com prática, vivenciando o que aprendem na universidade de forma própria e começando a criar experiências na profissão escolhida. O PRP é uma etapa importante na formação de estudantes de licenciatura, oferecendo oportunidades reais de fortalecimento do preparo prático de futuros professores por meio da experiência nas redes públicas de ensino e da aplicação dos conhecimentos teóricos à prática docente. Desta forma, o presente relato tem como objetivo descrever a experiência vivida no Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES) por intermédio do curso de Licenciatura em Física, buscando apresentar os resultados obtidos a partir das análises e reflexões vivenciadas. Foram envolvidas atividades de imersão em campo, observações de aulas, elaboração e correção de atividades, e regência, sob a supervisão do professor preceptor. Foram contempladas as turmas do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida, na cidade de Campina Grande/PB; além disso, foram feitos estudos e eventos de formação paralela dirigida pela orientadora do programa na universidade junto aos residentes. O relatório traz uma reflexão acerca da importância da residência pedagógica e da prática experimental, que foi realizado nas turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio que aconteceu no período de Outubro de 2022 à Março de 2024, onde foi desenvolvido um caderno de prática experimental, bem como sobre os desafios a serem enfrentados para que o programa atinja seus objetivos na formação de professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profº Dra. Ana Paula Bispo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectPrática experimentalpt_BR
dc.titleA residência pedagógica para uma licencianda em física : relato e reflexõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito245.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC-Eduarda Barbosa Euflausino.pdfTCC - Eduarda Barbosa Euflausino1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.