Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Epaminondas, Yuri Gabriel Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-06T19:13:44Z | - |
dc.date.available | 2025-03-06T19:13:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 570 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33665 | - |
dc.description | EPAMINONDAS, Yuri Gabriel Paulo. Relato de experiência sobre as aprendizagens possíveis ao longo do processo de validação de uma sequência didática sobre cadeia alimentar apoiada no modelo de reconstrução educacional. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve as aprendizagens possíveis a partir da validação de uma Sequência Didática (SD) sobre Cadeia Alimentar. Para tal usamos como pressuposto a ideia de que a utilização de SDs no Ensino de Biologia favorece a aprendizagem do professor implementador sobre aspectos de sua profissão e dos estudantes sobre conteúdos científicos. Sendo assim, trata-se de um relato de experiência, elaborado sob influência das narrativas autobiográficas. Sendo assim, foram narrados três momentos da minha vivência no processo de validação de uma SD construída com base no Modelo de Reconstrução Educacional (MRE): (1) reuniões de orientação para análise e aprimoramentos da primeira versão da SD sobre cadeia alimentar; (2) Implementação da sequência didática em um contexto real de ensino; (3) Reuniões de orientação, pós implementação, para sugestão de aprimoramentos da segunda versão da SD sobre cadeia alimentar. A análise desses momentos elucidaram aprendizagens importantes que eu tive ao longo da experiência relatada, aprendizagens relacionadas a: (1) compreensão teórica do MRE; (2) aspectos da profissão docente como o planejamento, o papel do professor e das perspectivas dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem; (3) ampliação do repertório de compreensão dos estudantes envolvidos sobre cadeia alimentar e (4) importância e desenvolvimento dos processos de validação. Com isso, foi possível observar que, de fato, a utilização de SD como instrumento de ensino e de pesquisa possibilita aprendizagens relativas à formação docente e ao conteúdo científico contemplado na SD. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Professora: Dra. Michelle Garcia da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | professor | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência sobre as aprendizagens possíveis ao longo do processo de validação de uma sequência didática sobre cadeia alimentar apoiada no Modelo de Reconstrução Educacional | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - YURI EPAMINONDAS.pdf | TCC - Yuri Gabriel Paulo Epaminondas | 1.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 726.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.