Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrancisco, Maria Lidiane Cardoso-
dc.date.accessioned2014-04-07T11:49:15Z-
dc.date.available2014-04-07T11:49:15Z-
dc.date.issued2014-04-07-
dc.identifier.otherCDD 372.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3366-
dc.descriptionFRANCISCO, M. L. C. Práticas de oralidade e escrita no ensino de língua portuguesa: reflexões a partir do estágio supervisionado. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado de Práticas de oralidade escrita no ensino de língua portuguesa: reflexões a partir do estágio supervisionado - EJA/MÉDIO, buscou discutir a importância que procedimentos discursivos de oralidade e escrita podem desempenhar nas atividades de ensino e aprendizado da Língua Portuguesa. E, ainda, apresentou as relações que se estabeleceram entre as duas modalidades em questão (oral e escrito), levando o aluno a compreender que o uso da língua é legitimado de acordo com as intenções, interlocutores envolvidos e aos contextos em que são enunciados. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica amparada por elementos da observação da prática docente de língua portuguesa e surgiu a partir da minha experiência do estágio supervisionado na escola básica. Como suporte teórico algumas contribuições de Irandé (2003), PCN (1998),Geraldi (2006), Marcuschi (2000) entre outros. Conclui-se que estratégias de ensino tradicionais, ainda presentes nas escolas, atribuem maior valor ao texto escrito, ignorando o fato de que, a fala e a escrita apresentam os mesmos traços, porém, a diferença entre às mesmas, ocorrem precisamente na perspectiva do uso. As escolas ainda se ressentem de estratégias voltadas para a oralidade, sendo necessário instrumentalizar os professores para que não se crie um fosso entre a língua oral e a língua escrita.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juarez Nogueira Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPráticas de oralidadept_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPráticas de escritapt_BR
dc.titlePráticas de oralidade e escrita no ensino de língua portuguesa: reflexões a partir do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lidiane Cardoso Francisco.pdfMaria Lidiane Cardoso Francisco326.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.