Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3367
Título: Fazer da casa um altar: apontamentos do bispo do Pará sobre a família brasileira oitocentista
Autor(es): Amorim, Walter Silva de
Palavras-chave: Formação cristã
Família
Império
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: Esse artigo tem por objetivo entender as mudanças ocorridas na família brasileira de modelo burguês-cristão durante o período oitocentista, a partir da leitura e análise da obra “O Livro da família” escrita por D. Antônio Macedo Costa, o então “Bispo do Pará”, em 1879. Impulsionadas pelo ideal liberal, a Igreja Católica visou disciplinar e criar um modelo familiar condizente com o novo tempo de mudanças, e que recaía sobre os domínios do privado o cumprimento de outros deveres: ser forte na fé e obediente às regras e ensinamento cristãos, eram alguns dos preceitos que ajudavam a perpetuar o domínio da Igreja sobre a família brasileira, e bem representados na obra em questão.
Descrição: AMORIM, W. S. de. Fazer da casa um altar: apontamentos do bispo do Pará sobre a família brasileira oitocentista. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3367
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walter Silva de Amorim.pdfWalter Silva de Amorim382.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.