Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Carolaine Leticia Arlinda da-
dc.date.accessioned2025-03-11T23:27:32Z-
dc.date.available2025-03-11T23:27:32Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.otherCDD 401.43-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33680-
dc.descriptionCUNHA, Carolaine Leticia Arlinda da. A persuasão no ato de venda: uma análise de Reels do Instagram sob a perspectiva da semântica argumentativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA linguagem está presente em todas as esferas sociais e possui diversas finalidades, dentre elas, convencer alguém a fazer determinado ato ou persuadir a comprar determinado produto ou serviço. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo geral analisar as estratégias discursivas empregadas para a argumentação e a persuasão no ato de venda. A metodologia adotada neste estudo é de abordagem qualitativa e de natureza interpretativista, e traz como corpus de análise um reels do instagram, a fim de observar o teor informativo e apelativo, bem como os elementos linguísticos empregados na construção argumentativa. Quanto à fundamentação teórica que sustenta as discussões da nossa pesquisa, tivemos como base os pressupostos dos seguintes autores: Morris (1938), Ducrot (1981), Carras-Coza (1999) Koch (1981; 1983;2011; 2015) Bakhtin (1981), Bellenger (1987), Marques (1997), Cançado (2008), Perelman (1987,2008), Nogueira (2007), Sapata (2016), Tamba (2006), Marques (2013), dentre outros. Como resultado, observamos, sob a perspectiva da semântica argumentativa, que a construção argumentativa do reels selecionado apresenta elementos linguísticos que funcionam como operadores argumentativos, os quais apontam para uma escala argumentativa, bem como uma classe argumentativa, a fim de, intencionalmente, convencer o cliente durante o ato de venda.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Karla Valéria Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectPersuasãopt_BR
dc.subjectVendaspt_BR
dc.subjectReelspt_BR
dc.titleA persuasão no ato de venda: uma análise de Reels do Instagram sob a perspectiva da semântica argumentativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carolaine Leticia Arlinda da CunhaTCC - Carolaine Leticia Arlinda da Cunha890.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito684.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.