Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3369
Título: História política do município de Sertãozinho-PB
Autor(es): Pereira, Lucicléia Aparecida dos Santos
Palavras-chave: História política
Emancipação
Sertãozinho-PB
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: Este artigo vem trazer uma analise sobre a História do município de Sertãozinho-PB, dando ênfase a questão política, seu desenvolvimento, todos os processos vivenciados em sua trajetória desde quando era um pequeno povoado habitado por poucas famílias, tendo na sequência se tornado distrito de Duas Estradas-PB e finalmente depois de tanta luta e anseio da população, conseguiu sua Emancipação Politica, que foi tão importante para o seu crescimento e desenvolvimento. Inicialmente abordo aspectos referentes à origem do município, as primeiras famílias que aqui habitaram, o único meio de transporte de pessoas e cargas da época que era o trem, contribuído para o progresso das localidades por onde passava. A localização geográfica do município que se encontra na mesorregião do Agreste paraibano e na microrregião de Guarabira. As práticas culturais foram se perdendo com o passar dos anos. A festa mais tradicional do município é a festa de reis que atrai pessoas de diversas localidades da região é uma grande fonte de renda para o município. A religião predominante é a Católica que tem suas peculiaridades assim como as igrejas evangélicas. No inicio de sua formação a economia que era essencialmente agrícola tendo como principal fonte de renda o agave meio de grande riqueza para os fazendeiros da época e hoje já observamos um desenvolvimento comercial, pois, temos uma grande empresa chamada Guaravés que emprega muitas pessoas em nosso município. São notáveis as melhorias conseguidas a parti de sua Emancipação Politica, Sertãozinho-PB é uma cidade pequena, contando com apenas 4.395 habitantes, e sendo recentemente emancipada. Este trabalho é memorialista baseada na memória coletiva construída sobre situações do cotidiano e também de fatos que marcaram a História deste município.
Descrição: PEREIRA, L. A. dos. S. História política do município de Sertãozinho-PB. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3369
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucicléia Aparecida dos Santos Pereira.pdfLucicléia Aparecida dos Santos Pereira292.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.