Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33702
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Glauber Filipe Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-25T18:41:07Z | - |
dc.date.available | 2025-03-25T18:41:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.652 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33702 | - |
dc.description | FERREIRA, G. F. N. Entre palavras não ditas: uma reflexão acerca do desprovimento da literatura nas aulas de Língua Inglesa no Brasil. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo geral de entender o modo negligente como se reproduziu o ensino de literatura nas aulas de Língua Inglesa no Brasil. Para isso, têm-se como objetivos específicos investigar a retrospectiva histórica da literatura inglesa no Brasil e discorrer sobre as razões que podem ter contribuído para o desprezo, além de explorar como a literatura pode ser implementada em sala de aula. A pesquisa é de caráter bibliográfico e qualitativo, dado que a análise foi feita a partir de conhecimentos já estudados e materiais existentes sobre o ensino de literatura. A pesquisa fundamenta-se dos argumentos de Oliveira (1999), Moita Lopes (1996), Mota (2010), Collie e Slater (1987), Cosson (2006), Aguiar e Bordini (1993) e outros estudiosos sobre o tópico abordado. Conclui-se em princípio que historicamente não houve interesse das políticas brasileiras em dar importância à literatura na disciplina de inglês, visto que a aprendizagem da língua visava fins de trabalho e economia. Além disso, o sistema educacional brasileiro ainda sofre para ofertar um ensino integral do inglês ao não apresentar um currículo nacional que promove a presença da literatura, reforçando certa herança histórica de colonialidade na instrução da língua. Como também, uma infraestrutura escassa de recursos e qualificação. Essas implicações acabam culminando para tal cenário. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Thiago Rodrigo de Almeida Cunha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Literatura inglesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.title | Entre palavras não ditas: uma reflexão acerca do desprovimento da literatura nas aulas de Língua Inglesa no Brasil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2384 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf | TCC - Glauber Filipe Nascimento | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO.pdf | Termo de Depósito | 184.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.