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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Claudiana | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T19:05:28Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T19:05:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.412 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33717 | - |
dc.description | SOUSA, Claudiana. O cantinho da leitura - uma revisão bibliográfica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O contato das crianças no início do Ensino Fundamental com os livros estimulam nelas a descoberta da linguagem e, consequentemente, a curiosidade pela leitura. O objetivo da pesquisa é discutir, por meio de uma revisão bibliográfica, o impacto e as contribuições do Cantinho da Leitura no desenvolvimento das habilidades de leitura entre alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, destacando as práticas pedagógicas que promovem a alfabetização, o letramento e o prazer pela leitura. De acordo com o relatório produzido pela IEA (2022), para o Brasil destaca-se que os alunos apresentaram uma pontuação média de 419 pontos, abaixo da média internacional de 500. A partir desse quadro contextual, pode-se explicitar que nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs 1998), a leitura ocupa um lugar de destaque, uma vez que ela é entendida como fundamental no processo de ensino e aprendizagem. O Cantinho da Leitura desempenha um papel crucial no estímulo à leitura, especialmente quando é utilizado para ensinar a língua portuguesa e literatura para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental que apresentam as dificuldades descritas. A pesquisa centra-se na análise de dois casos práticos, os quais apresentam registros de experiências exitosas de letramento, publicados por Carneiro e Aquino (2015), “Correspondência: um caminho para a prática de leitura literária em sala de aula”; e Silva e Alfaro (2022): ―O meme como intertexto para a leitura literária‖. A troca de correspondências (cartas) é destacada como estratégia para promover o intercâmbio de textos e ideias entre os estudantes. O letramento literário amplia a educação literária para além do estudo mecânico dos textos. Ao intercalar a leitura a aspectos lúdicos, constrói-se um ambiente em que os leitores se sentem mais estimulados a explorar os textos de forma criativa, pois a ênfase está em transformar a leitura em uma atividade que desperte o interesse intrínseco dos leitores, ou seja, que eles leiam por diversão e pelo prazer de se envolverem com as histórias e os personagens. Conclui-se que criação de um ambiente pedagógico como o mencionado reforça a centralidade da competência leitora para a formação integral dos alunos, contribuindo para superar as contundentes dificuldades de desenvolvimento na competência leitora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Andrea de Morais Costa Buhler | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cantinho da leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Habilidades de leitura | pt_BR |
dc.title | O cantinho da leitura - uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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