Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3372
Título: Análise conjuntural das festas religiosas frente às profanas
Autor(es): Pereira, Joalene de Carvalho
Palavras-chave: Festas profanas
Festas sacras
Igreja
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: Este trabalho realizou uma análise conjuntural sobre as festas religiosas frente às profanas. Partindo das origens das festas,que surgiram como momentos de celebração diante de elementos da natureza, do tempo e do espaço, relata-se sobre as modificações que esses eventos sofreram ao longo do tempo, especificando como foi introduzido, no Brasil Colonial, as festas sagradas e profanas pelos portugueses. Após isso, caracteriza cada tipo de festividade, mostrando o papel da Igreja na tentativa de impor seu poder para separar o que seria sacro e profano, destacando que essa iniciativa não obteve êxito; o objetivo central deste estudo é ressaltar que, ao longo do contexto histórico brasileiro, houve uma valorização maior das festas profanas sobre as sagradas, por motivos não mais religiosos. A metodologia desta pesquisa deu-se por meio de levantamentos de livros e artigos da internet que falam sobre as origens das festas, o poder da Igreja e do Estado sobre elas, além do empenho da Igreja para engrandecer as festas religiosas e combater as profanas.Para isto, utiliza-se dos pressupostos teóricos de Itani (2003), Priore (1994), entre outros. Com ele, pretendemos mostrar como os motivos religiosos das festas perdeu espaço para outros, fazendo com que o sacro, nesse contexto, perca sua importância diante do profano.
Descrição: PEREIRA, J. de. C. Análise conjuntural das festas religiosas frente às profanas. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3372
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joalene de Carvalho Pereira.pdfJoalene de Carvalho Pereira411.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.