Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Carlos Eduardo Sousa de-
dc.date.accessioned2025-03-31T14:18:29Z-
dc.date.available2025-03-31T14:18:29Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33725-
dc.descriptionARAÚJO, Carlos Eduardo Sousa de. Desafios para o ensino da física em conjunto com a arte: uma proposta com o uso do filme interestelar. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga o uso de filmes de ficção científica como ferramenta pedagógica no ensino de Física, com foco na obra Interestelar. A pesquisa é de natureza qualitativa, conduzida por meio de uma revisão bibliográfica e confecção de uma proposta didática, busca compreender como a integração de filmes no ambiente educacional pode ajudar a superar as dificuldades dos alunos em compreender conceitos físicos abstratos e complexos, como relatividade, gravidade e buracos negros. A análise do referencial teórico revela que os filmes podem tornar esses conceitos mais acessíveis e engajadores, ao proporcionar uma visualização concreta e contextualizada dos fenômenos físicos. Além disso, a narrativa trazida no filme interestelar pode aumentar o interesse e a motivação dos alunos, promovendo uma vivência em sala de aula ativa e reflexiva. No entanto, destacamos os desafios associados ao uso de filmes no ensino, como a necessidade de mediação crítica por parte dos educadores para evitar mal-entendidos entre ciência e ficção. Com isso, percebemos que, embora os filmes de ficção científica ofereçam um recurso valioso para o ensino de Física, sua eficácia depende de uma implementação cuidadosa, equilibrada com outras metodologias tradicionais, e de um planejamento pedagógico que leve em consideração a precisão científica e a relevância dos conteúdos para os objetivos educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Alessandro Frederico da Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectArte no ensino - Físicapt_BR
dc.subjectFicção Científicapt_BR
dc.titleDesafios para o ensino da física em conjunto com a arte: uma proposta com o uso do filme interestelarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlos Eduardo Sousa de AraújoTCC - Carlos Eduardo Sousa de Araújo2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito594.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.