Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Welton Douglas-
dc.date.accessioned2025-04-01T12:08:16Z-
dc.date.available2025-04-01T12:08:16Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 371.36-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33736-
dc.descriptionGOMES, Welton Douglas. Relato de experiência sobre lançamento de foguetes na Educação Básica. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo demonstrar a importância das práticas experimentais, e suas contribuições no desenvolvimento do ensino de física, a qual pode ser empregada nas muitas áreas de conhecimento humano, desenvolvendo métodos e ações que possibilitem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades preconizadas pela BNCC. A partir do tem a gerador: Lançamento de foguetes, foi realizado durante o primeiro período do corrente ano, a partir da regência no estágio supervisionado II do curso de Licenciatura em física da Universidade Estadual da Paraíba , uma atividade experimental elaborada com material de baixo custo e uso do simulador Phet em um a turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral João da silva Monteiro, no município de Gado Bravo, no agreste paraibano O objetivo da pesquisa foi analisar a contribuição do uso de experimentos com materiais alternativos como também simulações digitais, observando a percepção dos estudantes sobre os fenômenos físicos que poderiam estar relacionados com o experimento realizado . Os dados foram coletados de forma inicial para a análise do conhecimento prévio em relação ao conteúdo físico trabalhado e também logo após as atividades experimentais, com o uso de questionários abertos. Observou se que o uso do experimento alternativo de lançamento de foguetes com material de baixo custo, agregado as ferramentas tecnológicas como no caso do simulador Phet podem trazer relevantes ganhos educacionais, dando luz ao intangível e extraindo os fatores abstratos do estudo do movimento dos corpos , bem como analisar o desenvolvimento desses , proporcionando uma maior facilidade na construção do conhecimento, e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem .pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ruth Brito de Figueiredo Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectExperimentos didáticos com foguetespt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleRelato de experiência sobre lançamento de foguetes na Educação Básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Welton Douglas Gomes.pdfTCC - Welton Douglas Gomes4.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito200.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.