Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Mayza Cavalcante-
dc.date.accessioned2025-04-01T12:16:04Z-
dc.date.available2025-04-01T12:16:04Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.otherCDD 371.39-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33737-
dc.descriptionFERREIRA, Mayza Cavalcante. Algeplan como recurso didático no estudo de equações do 2° grau: um olhar para o ensino de álgebra. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractMotivados pela frequente resolução de equações do 2º grau apenas pela fórmula de Bhaskara, discutimos a importância de outras estratégias de estudo, incluindo o uso de materiais didáticos como o Algeplan. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar as potencialidades e limitações do material didático Algeplan no processo de ensino e aprendizagem das equações do 2° grau, explorando suas características a partir do conceito geométrico de área de figuras planas. Nosso questionamento de pesquisa busca analisar: quais são as potencialidades e limitações do material didático Algeplan no estudo das equações do 2° grau? Este trabalho é caracterizado como uma investigação exploratório-descritiva, realizada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Estado da Paraíba. Para coletar os dados, elaboramos uma atividade, que foi aplicada durante a pesquisa de campo, realizado em dois dias, divididos em dois momentos. No primeiro momento, investigamos os conhecimentos prévios dos alunos para, a partir disso, desenvolver um trabalho que relacionasse o Algeplan com o estudo das equações do 2° grau, culminando no segundo momento. Para registrar os dados coletados na aplicação, utilizou-se diário de bordo e registros fotográficos. O material didático Algeplan foi utilizado em sala de aula na forma física, possibilitando aos alunos uma nova forma de resolver equações do 2° grau. A análise dos registros coletados na atividade revelou as dificuldades dos alunos no processo de transição do pensamento geométrico para o algébrico. Um ponto destacado nesta pesquisa, relacionado ao Algeplan durante a elaboração da atividade, foi a limitação das peças disponíveis, as quais não permitiram a resolução de todas as equações do 2° grau apresentadas. Os resultados do estudo indicaram que o Algeplan, quando combinado com atividades bem planejadas e elaboradas, pode contribuir positivamente para a compreensão e aprendizagem das equações do 2° grau.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Jair Dias de Abreupt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Álgebra - metodologiaspt_BR
dc.subjectRecurso didático - Algeplanpt_BR
dc.subjectMaterial didático - Algeplanpt_BR
dc.titleAlgeplan como recurso didático no estudo de equações do 2° grau: um olhar para o ensino de álgebrapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mayza Cavalcante Ferreira.pdfTCC - Mayza Cavalcante Ferreira2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito212.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.