Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Virna Karoline Franco-
dc.date.accessioned2025-04-07T12:50:24Z-
dc.date.available2025-04-07T12:50:24Z-
dc.date.issued2024-11-08-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33748-
dc.descriptionOLIVEIRA, Virna Karoline Franco. Impactos do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo infantil. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO bilinguismo refere-se à capacidade de um indivíduo de compreender e se comunicar em mais de uma língua. Em um mundo cada vez mais globalizado, essa habilidade tem se tornado extremamente comum, impulsionada não apenas pelo aumento da imigração, mas também pela crescente busca pela aprendizagem de uma segunda língua desde a infância. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo identificar as implicações do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo infantil, explorando os desafios e mitos associados a esse tema e investigando a sua relação com possíveis benefícios ou prejuízos para as crianças. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura que contemplou produções científicas publicadas na língua portuguesa e inglesa nos últimos cincos anos, tendo como base de dados o Google Acadêmico e o LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). A partir dos estudos analisados, foi possível observar que, embora os estudos atuais apresentem resultados divergentes em pesquisas que comparam bilingues e monolingues, o bilinguismo está longe de ser causador de prejuízo cognitivo na infância. A alfabetização simultânea bilíngue se mostrou ser uma tarefa possível para crianças, não proporcionando confusão mental. Além disso, é apontada uma preferência para que a aquisição de uma segunda língua ocorra na infância, uma vez que o processo é facilitado durante esse período. No entanto, identificou-se a necessidade de uma maior delimitação das amostras nos estudos, considerando que, devido à natureza dinâmica do bilinguismo, é necessário levar em consideração o contexto no qual essa habilidade se desenvolve, bem como fatores como o nível de proficiência dos indivíduos estudados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Drª. Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleImpactos do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMPACTOS DO BILINGUISMO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL - Versão Final.pdfTCC - Virna Karoline Franco Oliveira403.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito.pdf_Virna_assinado.pdfTermo de Depósito192.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.