Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
Título: Distribuição de tamanhos de corpo em morcegos (Mammalia: Chiroptera) em diferentes escalas espaciais
Autor(es): Zeppelini, Caio Graco
Palavras-chave: Quirópteros
Chiroptera
Distribuição de pesos
Escala geográfica
Macroecologia
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: Os quirópteros são os únicos vertebrados não aves com voo verdadeiro, característica que impõe síndrome adaptativa sobre seu design morfológico incluindo limites de tamanho corporal relativos ao esforço de voo, a questões de energética e de eficiência de forrageio. Tais alterações alométricas provavelmente moldam o perfil da distribuição de peso para o grupo, que enfrenta pressões bastante diversas às dos mamíferos terrestres. Em busca de descobrir como se comporta a distribuição de pesos para quirópteros foram estabelecidas três escalas geográficas para a construção de distribuições: uma local (ReBio Guaribas) trabalhada a nível de indivíduos (em peso corporal e medida de antebraço) e espécies, por marcação e soltura de indivíduos em campo, uma regional (Paraíba) com dados levantados de animais tombados em museu a nível de espécie, e uma continental (Brasil) com dados bibliográficos de pesos de espécies; com os dados analisados graficamente e o slope – medida de perda de diversidade, dada pela inclinação da distribuição – calculado por regressão linear. As distribuições para peso e antebraço de indivíduos se comportaram como uma série de curvas simétricas, apresentando comportamento similar ao da distribuição normal. Há uma tendência da queda do slope com a diminuição da abrangência geográfica, que se dá provavelmente pela acumulação de espécies pequenas com o aumento da área, causado pelo turnover de espécies, que é mais forte em espécies pequenas. As escalas continental e regional não apareceram como significativamente diferentes entre sí, e a escala local para espécies foi significativamente diferente da continental. Os dados permitem concluir que a distribuição dos pesos para quirópteros é relacionada à sua escala espacial, onde as espécies menores aumentam de diversidade mais rápido que as de maior tamanho ao ampliar a escala, assim como o comportamento da distribuição para escala local aponta para o papel de processos ecológicos locais na definição de sua estrutura, enquanto a distribuição dos tamanhos para espécies é controlada por processos evolutivos de larga escala.
Descrição: ZEPPELINI, Caio Graco. Distribuição de tamanhos de corpo em morcegos (Mammalia: Chiroptera) em diferentes escalas espaciais. 2014. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3377
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Graco Zeppelini.pdfCaio Graco Zeppelini831.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.