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dc.contributor.authorSilva, Wesllane Matias da-
dc.date.accessioned2025-05-13T17:48:03Z-
dc.date.available2025-05-13T17:48:03Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33798-
dc.descriptionSILVA, Wesllane Matias da. Educação Ambiental no Universo Escolar: Desenvolvimento de atitudes pró-ambientais no município de Pocinhos-PB. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas / Licenciatura) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetivou promover a Educação Ambiental (EA) como ferramenta de sensibilização para a conservação da biodiversidade em duas escolas da rede municipal de ensino de Pocinhos, Paraíba. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa, buscou investigar a percepção ambiental dos alunos e promover práticas de EA que contribuam para a conservação ambiental e a sustentabilidade. Para isso, foram desenvolvidas atividades educativas, incluindo palestras, oficinas didáticas e um jogo educacional focado na biodiversidade da Caatinga. Ao todo, participaram do estudo 90 alunos do 8º ano do ensino fundamental de duas escolas municipais, os quais responderam a questionários semiestruturados antes das intervenções, visando mensurar o impacto das atividades nas percepções e atitudes dos estudantes. Além das atividades em sala de aula, foi implementado um jardim sensorial, criado de forma colaborativa com os estudantes. A pesquisa revelou que a maioria dos estudantes era do gênero masculino (62,2%) e tinha idades entre 13 e 14 anos (73,4%). Quanto à percepção sobre o meio ambiente, 49% dos respondentes demonstraram desconhecimento ou apresentaram uma visão restrita, associando o conceito apenas aos elementos naturais. Além disso, a maioria não reconhece a relação do ser humano com o meio ambiente. A compreensão sobre biodiversidade foi limitada, com 55,6% dos estudantes sem saber o que significa o termo. Em relação aos recursos naturais, 38,9% dos estudantes demonstraram uma compreensão mais ampla. A percepção sobre questões ambientais locais revelou que, embora 83,4% dos estudantes considerem a água adequada para consumo, 63,4% desconhecem o destino do esgoto de suas residências. As falhas na comunicação sobre a coleta seletiva (43,3% desconhecem o sistema) e a presença de resíduos bloqueando galerias de esgoto (57,8% confirmaram o problema) indicam lacunas significativas nas práticas ambientais. Desta forma, esses resultados destacam a importância de fortalecer a EA nas escolas, com foco em aspectos críticos como recursos naturais, saneamento e sustentabilidade, para promover atitudes pró-ambientais entre os jovens.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectPráticas sustentáveispt_BR
dc.titleEducação Ambiental no Universo Escolar: Desenvolvimento de atitudes pró-ambientais no município de Pocinhos-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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