Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Generson Bruno Albuquerque-
dc.date.accessioned2025-05-21T16:18:53Z-
dc.date.available2025-05-21T16:18:53Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33834-
dc.descriptionBRUNO, Generson. Desenvolvimento motor e inclusão das crianças com autismo na educação física: uma revisão de literatura. 2024. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho teve como objetivo analisar através de revisão de literatura, a eficiência da educação física como provedor de ganhos no desenvolvimento motor e a inclusão de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em meio à sociedade. Ao longo da história, a literatura investigada determinava que o termo autismo havia sido idealizado inicialmente no ano de 1911 pelo psiquiatra Eugen Bleuler, para discernir o distanciamento do mundo exterior visto em indivíduos como esquizofrenia, tendo como pressuposto a dificuldade motora, comunicativa, imaginação e perda do contato com a realidade. Para a pesquisa, foram utilizados revistas e artigos científicos publicados na língua portuguesa, entre os anos de 2013 a 2023, na base de dados Google Acadêmico. A escolha deste desse tema em específico, foi dada através da necessidade da quebra de estereótipos sobre o autismo e a finalidade da atividade física como fator crucial no desenvolvimento da criança autista. Através dos estudos obtidos, obtém-se notoriedade sobre os efeitos positivos e a importância do profissional de Educação Física acompanhar indivíduos com autismo. Apesar de poucos estudos realizados com pesquisas sobre o tema abordado, comprovando a eficácia de programas de estimulação motora, e aperfeiçoamento cognitivo, e social. Verificando também que, através dos estudos de revisões de literatura e pesquisas de campo analisados, obtém-se notoriedade e melhora de comportamento em crianças com autismo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento motor e inclusão das crianças com autismo na educação física: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Generson Bruno Albuquerque Moura.pdfTCC - Generson Bruno Albuquerque Moura.pdf308.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf252.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.