Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33835
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Generson Bruno Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-21T16:24:17Z | - |
dc.date.available | 2025-05-21T16:24:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33835 | - |
dc.description | BRUNO, Generson. Desenvolvimento motor e inclusão das crianças com autismo na educação física: uma revisão de literatura. 2025. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho teve como objetivo analisar através de revisão de literatura, a eficiência da educação física como provedor de ganhos no desenvolvimento motor e a inclusão de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em meio à sociedade. Ao longo da história, a literatura investigada determinava que o termo autismo havia sido idealizado inicialmente no ano de 1911 pelo psiquiatra Eugen Bleuler, para discernir o distanciamento do mundo exterior visto em indivíduos como esquizofrenia, tendo como pressuposto a dificuldade motora, comunicativa, imaginação e perda do contato com a realidade. Para a pesquisa, foram utilizados revistas e artigos científicos publicados na língua portuguesa, entre os anos de 2013 a 2023, na base de dados Google Acadêmico. A escolha deste desse tema em específico, foi dada através da necessidade da quebra de estereótipos sobre o autismo e a finalidade da atividade física como fator crucial no desenvolvimento da criança autista. Através dos estudos obtidos, obtém-se notoriedade sobre os efeitos positivos e a importância do profissional de Educação Física acompanhar indivíduos com autismo. Apesar de poucos estudos realizados com pesquisas sobre o tema abordado, comprovando a eficácia de programas de estimulação motora, e aperfeiçoamento cognitivo, e social. Verificando também que, através dos estudos de revisões de literatura e pesquisas de campo analisados, obtém-se notoriedade e melhora de comportamento em crianças com autismo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento motor e inclusão das crianças com autismo na educação física: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Generson Bruno Albuquerque Moura.pdf | TCC - Generson Bruno Albuquerque Moura.pdf | 308.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 252.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.